Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31829
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As práticas pedagógicas da Escola Comunitária Luiza Mahin: narrativas de docentes, coordenadores pedagógicos e gestores.
Authors: Santos, Ilmara Silva
metadata.dc.creator: Santos, Ilmara Silva
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas realizadas pela Escola Comunitária Luiza Mahin com crianças da Educação Infantil. As escolas comunitárias se caracterizam com instituições de ensino formal sem fins lucrativos. Elas nascem a partir da organização popular frente ao um projeto de Estado que se eximia da responsabilidade de ampliar a oferta de educação pública gratuita. No caso pesquisado, a motivação para criar a escola surge tanto pela falta de escolas de EI no bairro quanto pelos processos educacionais Excludentes que os sujeitos vivenciaram. A pesquisa se constitui de um estudo de caso (TRIVIÑOS, 1987). A produção dos dados aconteceu por meio da observação-participante, entrevista e diário de pesquisa. Convidou-se para o diálogo teórico, a exemplo de Freire (1979; 1993; 1996; 2018), Paiva (1983), Sposito (1986), Gohn (1994), Guerra (2012), Brandão (2012; 2013), Cavalleiro (2001; 2018). Concluiu-se que as práticas pedagógicas com crianças da EI na Escola Comunitária Luiza Mahin estão pautadas na promoção de uma educação antirracista e próxima a sua comunidade.
Keywords: Educação Infantil
Escola comunitária
Práticas Pedagógicas
Crianças
Convênios
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED/UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31829
Issue Date: 15-Apr-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia ILMARA_28_11.pdf597,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.