Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31829
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As práticas pedagógicas da Escola Comunitária Luiza Mahin: narrativas de docentes, coordenadores pedagógicos e gestores.
Autor(es): Santos, Ilmara Silva
Autor(es): Santos, Ilmara Silva
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas realizadas pela Escola Comunitária Luiza Mahin com crianças da Educação Infantil. As escolas comunitárias se caracterizam com instituições de ensino formal sem fins lucrativos. Elas nascem a partir da organização popular frente ao um projeto de Estado que se eximia da responsabilidade de ampliar a oferta de educação pública gratuita. No caso pesquisado, a motivação para criar a escola surge tanto pela falta de escolas de EI no bairro quanto pelos processos educacionais Excludentes que os sujeitos vivenciaram. A pesquisa se constitui de um estudo de caso (TRIVIÑOS, 1987). A produção dos dados aconteceu por meio da observação-participante, entrevista e diário de pesquisa. Convidou-se para o diálogo teórico, a exemplo de Freire (1979; 1993; 1996; 2018), Paiva (1983), Sposito (1986), Gohn (1994), Guerra (2012), Brandão (2012; 2013), Cavalleiro (2001; 2018). Concluiu-se que as práticas pedagógicas com crianças da EI na Escola Comunitária Luiza Mahin estão pautadas na promoção de uma educação antirracista e próxima a sua comunidade.
Palavras-chave: Educação Infantil
Escola comunitária
Práticas Pedagógicas
Crianças
Convênios
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31829
Data do documento: 15-Abr-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia ILMARA_28_11.pdf597,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.