Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30956
metadata.dc.type: Tese
Título : Entre o vivido e o sentido na escola: uma experiência formativa na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, TO.
Autor : Nascimento, Solange Aparecida do
metadata.dc.creator: Nascimento, Solange Aparecida do
Resumen : Este trabalho tem como objetivo identificar como os valores civilizatórios afro-brasileiros permeiam as práticas pedagógicas da escola Joaquim Ayres França, na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, TO, e para tanto propõe o desenvolvimento de uma pesquisa-ação colaborativa na escola da comunidade, a partir da construção de estratégias educativas que, reforcem os elementos da memória e da história local no espaço escolar.Partimos, antes de tudo, de um mergulho no contexto em que está inserida a comunidade, suas tensões e conflitos, seus fazeres e modos de ser, viver e produzir, bem como nos processos socioculturais de aprendizado imbricados neste contexto, para, a partir daí, construirmos uma proposta pedagógica que, insira esses elementos culturais na matriz curricular como conteúdos sociais relevantes na valorização e preservação da cultura local. Os atores e atrizes protagonistas da elaboração deste trabalho são as lideranças comunitárias, as professoras e crianças da escola, moradoras e moradores mais velhos da comunidade.
RÉSUMÉ Cette étude vise à déterminer comment les valeurs africaines-brésilienne civilisatrices imprègnent les pratiques pédagogiques Joaquim Ayres França, la Communauté Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, Tocantins, et ainsi propose le développement d'une rechercheintervention à l'école, à partir construction de stratégies éducatives qui renforcent les éléments de la mémoire et de l'histoire de la communauté au sein de l'école. Nous commençons tout d'abord, une baignade dans le contexte dans lequel elle opère la communauté, ses tensions et les conflits, leurs actions et des manières d'être, de vivre et la production, ainsi que les processus socio-culturel de chevauchement d'apprentissage dans ce contexte, à partir de là, construire une des propositions pédagogiques qui entrent dans ces éléments culturels dans le programme en tant que contenu social pertinent sur la récupération et la préservation de la culture locale. Les acteurs impliqués la préparation de ce travail sont les leaders communautaires, les enseignants et les enfants des écoles et les résidents âgés de la communauté.
Palabras clave : Valores civilizatórios
Práticas pedagógicas
Educação quilombola
Experiência formativa
Quilombo
Valeurs civilisatrices
Pratiques pédagogiques
Quilombola éducation
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30956
Fecha de publicación : 28-nov-2019
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.