Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorNascimento, Solange Aparecida do-
dc.creatorNascimento, Solange Aparecida do-
dc.date.accessioned2019-11-28T13:45:37Z-
dc.date.available2019-11-28T13:45:37Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.date.submitted2017-11-22-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30956-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar como os valores civilizatórios afro-brasileiros permeiam as práticas pedagógicas da escola Joaquim Ayres França, na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, TO, e para tanto propõe o desenvolvimento de uma pesquisa-ação colaborativa na escola da comunidade, a partir da construção de estratégias educativas que, reforcem os elementos da memória e da história local no espaço escolar.Partimos, antes de tudo, de um mergulho no contexto em que está inserida a comunidade, suas tensões e conflitos, seus fazeres e modos de ser, viver e produzir, bem como nos processos socioculturais de aprendizado imbricados neste contexto, para, a partir daí, construirmos uma proposta pedagógica que, insira esses elementos culturais na matriz curricular como conteúdos sociais relevantes na valorização e preservação da cultura local. Os atores e atrizes protagonistas da elaboração deste trabalho são as lideranças comunitárias, as professoras e crianças da escola, moradoras e moradores mais velhos da comunidade.pt_BR
dc.description.abstractRÉSUMÉ Cette étude vise à déterminer comment les valeurs africaines-brésilienne civilisatrices imprègnent les pratiques pédagogiques Joaquim Ayres França, la Communauté Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, Tocantins, et ainsi propose le développement d'une rechercheintervention à l'école, à partir construction de stratégies éducatives qui renforcent les éléments de la mémoire et de l'histoire de la communauté au sein de l'école. Nous commençons tout d'abord, une baignade dans le contexte dans lequel elle opère la communauté, ses tensions et les conflits, leurs actions et des manières d'être, de vivre et la production, ainsi que les processus socio-culturel de chevauchement d'apprentissage dans ce contexte, à partir de là, construire une des propositions pédagogiques qui entrent dans ces éléments culturels dans le programme en tant que contenu social pertinent sur la récupération et la préservation de la culture locale. Les acteurs impliqués la préparation de ce travail sont les leaders communautaires, les enseignants et les enfants des écoles et les résidents âgés de la communauté.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValores civilizatóriospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectExperiência formativapt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectValeurs civilisatricespt_BR
dc.subjectPratiques pédagogiquespt_BR
dc.subjectQuilombola éducationpt_BR
dc.titleEntre o vivido e o sentido na escola: uma experiência formativa na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, TO.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.refereesSoares, Emanoel Luis Roque-
dc.contributor.refereesFerreira, Elizia Cristina-
dc.contributor.refereesZamparoni, Valdemir Donizette-
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.