Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29781
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Provinha Brasil como contribuição para a melhoria do processo de alfabetização de crianças: um estudo de caso em uma escola municipal de Salvador
Authors: Cemin, Michele
metadata.dc.creator: Cemin, Michele
Abstract: A presente dissertação teve por objetivo analisar a repercussão do programa de avaliação da Provinha Brasil no planejamento e nas ações pedagógicas dos professores, no que se refere ao processo de alfabetização das crianças nos primeiros anos de uma escola da rede pública do município de Salvador. Inicialmente são analisados os aportes teóricos da literatura sobre as políticas de alfabetização de crianças e de avaliação educacional feitas no Brasil. Depois são analisados os dados da pesquisa empírica feita em uma escola pública do sistema municipal de Salvador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, sendo a coleta de dados feita através de pesquisa documental, observações e entrevistas. A partir dos dados recolhidos na pesquisa, verificou-se o pouco alcance que a Provinha Brasil significou na escola investigada, principalmente levando em conta que o sistema de ensino compartilha com outras orientações metodológicas, inclusive com avaliações próprias sobre o nível de alfabetização das crianças. Os dados mostraram uma considerável distância entre os objetivos dessa política em diagnosticar as insuficiências do processo de alfabetização através dos testes e as possibilidades de que seus resultados contribuam para a melhoria das práticas pedagógicas em torno do ensino da leitura e da escrita das crianças.
ABSTRACTS: This work aimed to analyze the impact of the program assessment Provinha Brasil in planning and educational activities of teachers , with regard to the literacy process of children in the early years of a public school in the city of Salvador . Initially the theoretical contributions of the literature on the political literacy of children and educational assessment made in Brazil are analyzed . After the data of empirical research done in a public school system of the city of Salvador are analyzed . This is a qualitative research study of the type of case , and the data were collected through desk research , interviews and observations . From the data collected in the survey , it was found that the short-range Provinha Brasil meant the school investigated , especially considering that the education system shares with other methodological guidelines , including own assessments about the level of literacy of children. The data showed a considerable gap between the objectives of this policy in diagnosing the shortcomings of literacy through the testing process and the possibilities that their findings will contribute to the improvement of teaching practices around the teaching of reading and writing of children.
Keywords: Provinha Brasil
Processo de alfabetização
Avaliação em larga escala
Provinha Brasil
Literacy process
Evaluation scale
metadata.dc.subject.cnpq: EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29781
Issue Date: 4-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELE CEMIN DISSERTACAO.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.