Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28938
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Dimensão ética em argumentos produzidos por estudantes de biologia a partir de uma questão sociocientífica sobre pecuária
Autor : Seixas, Filipe de Castro
metadata.dc.creator: Seixas, Filipe de Castro
Resumen : Existe um posicionamento atual dos pesquisadores e professores sobre a necessidade de currículos que proporcionem um ensino crítico, participativo e cidadão, levando em consideração o contexto socioambiental, científico e tecnológico em que vivemos. Esta abordagem somente é possível a partir da discussão e da inserção nos currículos de temas que permitam ao estudante uma reflexão acerca do cotidiano em que vivem e do seu papel enquanto cidadão. As propostas curriculares sob enfoque das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente buscam trazer ao contexto de ensino de ciências temas que mobilizem, de modo integrado, conhecimentos científicos, sociais, éticos, políticos e ambientais relacionados à ciência e à tecnologia. As Questões Sociocientíficas (QSC) são um meio para realizar o estudo das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em sala de aula. Justamente porque as QSC são problemas controversos que, para sua solução ou compreensão, exigem a mobilização de conteúdos científicos, sociais, políticos e econômicos, além de conhecimentos provenientes de tradições culturais, valores éticos e ambientais. Ao privilegiar esta perspectiva, aponta-se a necessidade de aproximação com o tema argumentação. Este trabalho teve por objetivo geral avaliar a dimensão ética dos argumentos produzidos por estudantes a partir de uma QSC sobre pecuária. Este estudo foi realizado na Universidade Federal da Bahia, no curso superior de Biologia, com o professor titular da disciplina. De acordo com as escolhas metodológicas, os procedimentos adotados nesta investigação foram de natureza qualitativa. A aplicação da sequência didática permitiu a construção de argumentos pelos estudantes; a mobilização da dimensão ética nos argumentos construídos e sua posterior avaliação; favoreceu o entendimento do que vem a ser uma QSC, mostrando que a resolução do problema esteve relacionada à aproximação do tema proposto com o cotidiano dos alunos; à busca no contexto de assuntos que possam dar significado aos conteúdos em sala de aula e à interdisciplinaridade na abordagem dos temas. A abordagem da QSC no contexto da educação CTSA possibilitou, por meio da mobilização destes conteúdos, argumentos estruturados no modelo de Toulmin por cada grupo de estudantes e sua respectiva dimensão ética, posteriormente avaliada. A avaliação dessa dimensão leva-nos à conclusão de que existem mobilizações fundamentais e que devem ser discutidas quando se propõe questões inerentes ao ensino de ciências. Dentres essas mobilizações, destaca-se a capacidade de escolha com base em princípios éticos na busca por soluções possíveis diante de uma problemática e, também, a capacidade de tomada de decisão (valor da ação) envolvendo a problemática e dando início a uma possível solução.
Palabras clave : Questões Sociocientíficas
CTSA
Pecuária
Ensino de Ciências
Argumentação
Dimensão Ética
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino de Ciências
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28938
Fecha de publicación : 20-mar-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEFHC)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.