https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28938
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nunes Neto, Nei de Freitas | - |
dc.contributor.author | Seixas, Filipe de Castro | - |
dc.creator | Seixas, Filipe de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T16:15:31Z | - |
dc.date.available | 2019-03-20T16:15:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-03 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28938 | - |
dc.description.abstract | Existe um posicionamento atual dos pesquisadores e professores sobre a necessidade de currículos que proporcionem um ensino crítico, participativo e cidadão, levando em consideração o contexto socioambiental, científico e tecnológico em que vivemos. Esta abordagem somente é possível a partir da discussão e da inserção nos currículos de temas que permitam ao estudante uma reflexão acerca do cotidiano em que vivem e do seu papel enquanto cidadão. As propostas curriculares sob enfoque das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente buscam trazer ao contexto de ensino de ciências temas que mobilizem, de modo integrado, conhecimentos científicos, sociais, éticos, políticos e ambientais relacionados à ciência e à tecnologia. As Questões Sociocientíficas (QSC) são um meio para realizar o estudo das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em sala de aula. Justamente porque as QSC são problemas controversos que, para sua solução ou compreensão, exigem a mobilização de conteúdos científicos, sociais, políticos e econômicos, além de conhecimentos provenientes de tradições culturais, valores éticos e ambientais. Ao privilegiar esta perspectiva, aponta-se a necessidade de aproximação com o tema argumentação. Este trabalho teve por objetivo geral avaliar a dimensão ética dos argumentos produzidos por estudantes a partir de uma QSC sobre pecuária. Este estudo foi realizado na Universidade Federal da Bahia, no curso superior de Biologia, com o professor titular da disciplina. De acordo com as escolhas metodológicas, os procedimentos adotados nesta investigação foram de natureza qualitativa. A aplicação da sequência didática permitiu a construção de argumentos pelos estudantes; a mobilização da dimensão ética nos argumentos construídos e sua posterior avaliação; favoreceu o entendimento do que vem a ser uma QSC, mostrando que a resolução do problema esteve relacionada à aproximação do tema proposto com o cotidiano dos alunos; à busca no contexto de assuntos que possam dar significado aos conteúdos em sala de aula e à interdisciplinaridade na abordagem dos temas. A abordagem da QSC no contexto da educação CTSA possibilitou, por meio da mobilização destes conteúdos, argumentos estruturados no modelo de Toulmin por cada grupo de estudantes e sua respectiva dimensão ética, posteriormente avaliada. A avaliação dessa dimensão leva-nos à conclusão de que existem mobilizações fundamentais e que devem ser discutidas quando se propõe questões inerentes ao ensino de ciências. Dentres essas mobilizações, destaca-se a capacidade de escolha com base em princípios éticos na busca por soluções possíveis diante de uma problemática e, também, a capacidade de tomada de decisão (valor da ação) envolvendo a problemática e dando início a uma possível solução. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Questões Sociocientíficas | pt_BR |
dc.subject | CTSA | pt_BR |
dc.subject | Pecuária | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Dimensão Ética | pt_BR |
dc.title | Dimensão ética em argumentos produzidos por estudantes de biologia a partir de uma questão sociocientífica sobre pecuária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Conrado, Dália Melissa | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Rosiléia Oliveira de | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.