Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25736
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A investigação sobre o fazer e o pensar mensagens audiovisuais no cotidiano pedagógico: inventariado iconográfico de aspectos e abordagens do universo imagético |
Authors: | Ramos, Menandro Celso de Castro |
metadata.dc.creator: | Ramos, Menandro Celso de Castro |
Abstract: | O presente trabalho é a história de meu envolvimento profissional, em mais de três décadas, com o universo imagético. Tendo sido uma experiência vivida, mais de dois terços do tempo, em sala de aula na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O percurso me-todológico do trabalho foi realizado a partir de um vasto envolvimento bibliográfico com a temática da imagem e do universo da comunicação audiovisual, do qual procurei fazer um in-ventariado iconográfico de aspectos e abordagens. Isso, especialmente, no que concerne às questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem, isto é, relacionadas com a construção do conhecimento na sala de aula. Múltiplos enfoques advindos da investigação, com propósitos, sobretudo, de subsidiar a prática docente, no meio da qual se inserem aspectos ligados à co-municação, foram adotados. Tendo observado que a melhor maneira de estudar a imagem é pelo exercício com a própria imagem, passei a chamar de “práxis imagética” a que consiste no trabalho de produzir imagens ou situações em que elas estejam presentes. Adicionalmente, pa-ra, ao mesmo tempo em que o exercício se faz, poder refletir sobre o que é produzido, realizei, experimentalmente, entre outros, um material audiovisual – videográfico – com o aporte das ferramentas tecnológicas digitais contemporâneas e de subsídios do quadro teórico-conceitual, previamente, erigido. Na parte final, em conformidade com o design delineado, faço uma re-flexão sobre o processo das elaborações videográficas e sobre as considerações manifestadas após cada exibição feita para o público presente. ABSTRACT The current work is the history of my professional involvement with the imagetic universe for more than three decades in classrooms at the Faculdade de Educação of the Federal University of Bahia. The methodological path was done by means of a vast bibliography related to the image and the universe of audiovisual communication, of which I have tried to write an iconographic inventory of aspects and approaches, especially in what concerns the process of teaching and learning, that is, the construction of knowledge in the classroom. Multiple approaches resulting from the investigation were adopted in order to help the teaching practice, such as those related to communication. As I have observed that the best way to study image is through the exercise with image itself, I started naming ―imagetic praxis‖ that one which produces images or situations where they are present. I also experimented an audiovisual videographic material with the help of technological digital contemporary tools and a theoretical conceptual frame that was previously built. Eventually, in keeping with the project, I examine the videographic process and the questions asked by the public after each exhibition. |
Keywords: | Imagem Aprendizado Estudo e ensino Ensino-aprendizagem Produção audiovisual Linguagem Image Learning Sudy and teaching Teaching and learning Audiovisual production Language |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25736 |
Issue Date: | 12-Apr-2018 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese de Doutorado-MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.