Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.creatorRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.date.accessioned2018-04-12T14:45:42Z-
dc.date.available2018-04-12T14:45:42Z-
dc.date.issued2018-04-12-
dc.date.submitted2008-02-29-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25736-
dc.description.abstractO presente trabalho é a história de meu envolvimento profissional, em mais de três décadas, com o universo imagético. Tendo sido uma experiência vivida, mais de dois terços do tempo, em sala de aula na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O percurso me-todológico do trabalho foi realizado a partir de um vasto envolvimento bibliográfico com a temática da imagem e do universo da comunicação audiovisual, do qual procurei fazer um in-ventariado iconográfico de aspectos e abordagens. Isso, especialmente, no que concerne às questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem, isto é, relacionadas com a construção do conhecimento na sala de aula. Múltiplos enfoques advindos da investigação, com propósitos, sobretudo, de subsidiar a prática docente, no meio da qual se inserem aspectos ligados à co-municação, foram adotados. Tendo observado que a melhor maneira de estudar a imagem é pelo exercício com a própria imagem, passei a chamar de “práxis imagética” a que consiste no trabalho de produzir imagens ou situações em que elas estejam presentes. Adicionalmente, pa-ra, ao mesmo tempo em que o exercício se faz, poder refletir sobre o que é produzido, realizei, experimentalmente, entre outros, um material audiovisual – videográfico – com o aporte das ferramentas tecnológicas digitais contemporâneas e de subsídios do quadro teórico-conceitual, previamente, erigido. Na parte final, em conformidade com o design delineado, faço uma re-flexão sobre o processo das elaborações videográficas e sobre as considerações manifestadas após cada exibição feita para o público presente.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The current work is the history of my professional involvement with the imagetic universe for more than three decades in classrooms at the Faculdade de Educação of the Federal University of Bahia. The methodological path was done by means of a vast bibliography related to the image and the universe of audiovisual communication, of which I have tried to write an iconographic inventory of aspects and approaches, especially in what concerns the process of teaching and learning, that is, the construction of knowledge in the classroom. Multiple approaches resulting from the investigation were adopted in order to help the teaching practice, such as those related to communication. As I have observed that the best way to study image is through the exercise with image itself, I started naming ―imagetic praxis‖ that one which produces images or situations where they are present. I also experimented an audiovisual videographic material with the help of technological digital contemporary tools and a theoretical conceptual frame that was previously built. Eventually, in keeping with the project, I examine the videographic process and the questions asked by the public after each exhibition.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProdução audiovisualpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSudy and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectAudiovisual productionpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.titleA investigação sobre o fazer e o pensar mensagens audiovisuais no cotidiano pedagógico: inventariado iconográfico de aspectos e abordagens do universo imagéticopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesAlmeida, Fernanda Maria Brito Gonçalves-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesAlmeida, Gustavo Roque de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado-MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.