Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25215
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Ensino dos conceitos ácido e base na perspectiva Histórico-Crítica |
Autor : | Lima, Claudiane |
metadata.dc.creator: | Lima, Claudiane |
Resumen : | Este trabalho, aborda a importância do ensino dos conceitos ácido e base, e as principais pedagogias envolvidas no ensino desses conceitos. Observa-se, de acordo com a literatura, que essas pedagogias se aproximam da Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova. Porém, foi verificado, que apesar dessas diferentes pedagogias, as concepções de ácido e base dos estudantes não têm sofrido mudanças significativas, permanecendo concepções ricas em ideias do senso comum após o ensino. Atribuímos parte das deficiências na aprendizagem desses conceitos ao tipo de pedagogia de ensino. Por isso, este trabalho tem por objetivo, propor o ensino de ácido e base através da Pedagogia Histórico-Crítica, uma teoria de ensino que é fundamentada no materialismo histórico e dialético. Os principais construtores dessa teoria, resgatam o objetivo do ensino escolar, refletindo sobre os conhecimentos escolares para além do engajamento no nível de ensino subsequente, mas de forma ampla, como forma de superação da relação de poder entre as classes sociais. Propõe-se o ensino desses conceitos à luz de uma teoria que possibilite não só a incorporação desses conceitos contextualizados com a situação cotidiana dos alunos, mas que vá além e que seja crítica na formação dos envolvidos – docente e discente. Esta é uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, que tem como instrumentos de coleta de dados filmagens e entrevistas. Com base nesses dados, foram construídas inferências acerca da construção dessa proposta de ensino. |
Palabras clave : | Ácido-base Pedagogia Histórico-Crítica Ensino de Química |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ensino, Filosofia e História das Ciências |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25215 |
Fecha de publicación : | 25-ene-2018 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGEFHC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ Claudiane Lima_versão final.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.