Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moradillo, Edilson Fortuna de | - |
dc.contributor.author | Lima, Claudiane | - |
dc.creator | Lima, Claudiane | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T20:55:50Z | - |
dc.date.available | 2018-01-25T20:55:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25215 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho, aborda a importância do ensino dos conceitos ácido e base, e as principais pedagogias envolvidas no ensino desses conceitos. Observa-se, de acordo com a literatura, que essas pedagogias se aproximam da Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova. Porém, foi verificado, que apesar dessas diferentes pedagogias, as concepções de ácido e base dos estudantes não têm sofrido mudanças significativas, permanecendo concepções ricas em ideias do senso comum após o ensino. Atribuímos parte das deficiências na aprendizagem desses conceitos ao tipo de pedagogia de ensino. Por isso, este trabalho tem por objetivo, propor o ensino de ácido e base através da Pedagogia Histórico-Crítica, uma teoria de ensino que é fundamentada no materialismo histórico e dialético. Os principais construtores dessa teoria, resgatam o objetivo do ensino escolar, refletindo sobre os conhecimentos escolares para além do engajamento no nível de ensino subsequente, mas de forma ampla, como forma de superação da relação de poder entre as classes sociais. Propõe-se o ensino desses conceitos à luz de uma teoria que possibilite não só a incorporação desses conceitos contextualizados com a situação cotidiana dos alunos, mas que vá além e que seja crítica na formação dos envolvidos – docente e discente. Esta é uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, que tem como instrumentos de coleta de dados filmagens e entrevistas. Com base nesses dados, foram construídas inferências acerca da construção dessa proposta de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ácido-base | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Ensino dos conceitos ácido e base na perspectiva Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pinheiro, Barbara Carine Soares | - |
dc.contributor.referees | Silva, José Luis de Paula Barros e | - |
dc.contributor.referees | Penha, Abraão Felix da | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ Claudiane Lima_versão final.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.