Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.authorLima, Claudiane-
dc.creatorLima, Claudiane-
dc.date.accessioned2018-01-25T20:55:50Z-
dc.date.available2018-01-25T20:55:50Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.date.submitted2016-06-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25215-
dc.description.abstractEste trabalho, aborda a importância do ensino dos conceitos ácido e base, e as principais pedagogias envolvidas no ensino desses conceitos. Observa-se, de acordo com a literatura, que essas pedagogias se aproximam da Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova. Porém, foi verificado, que apesar dessas diferentes pedagogias, as concepções de ácido e base dos estudantes não têm sofrido mudanças significativas, permanecendo concepções ricas em ideias do senso comum após o ensino. Atribuímos parte das deficiências na aprendizagem desses conceitos ao tipo de pedagogia de ensino. Por isso, este trabalho tem por objetivo, propor o ensino de ácido e base através da Pedagogia Histórico-Crítica, uma teoria de ensino que é fundamentada no materialismo histórico e dialético. Os principais construtores dessa teoria, resgatam o objetivo do ensino escolar, refletindo sobre os conhecimentos escolares para além do engajamento no nível de ensino subsequente, mas de forma ampla, como forma de superação da relação de poder entre as classes sociais. Propõe-se o ensino desses conceitos à luz de uma teoria que possibilite não só a incorporação desses conceitos contextualizados com a situação cotidiana dos alunos, mas que vá além e que seja crítica na formação dos envolvidos – docente e discente. Esta é uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, que tem como instrumentos de coleta de dados filmagens e entrevistas. Com base nesses dados, foram construídas inferências acerca da construção dessa proposta de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁcido-basept_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleEnsino dos conceitos ácido e base na perspectiva Histórico-Críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPinheiro, Barbara Carine Soares-
dc.contributor.refereesSilva, José Luis de Paula Barros e-
dc.contributor.refereesPenha, Abraão Felix da-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ Claudiane Lima_versão final.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.