Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25215
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino dos conceitos ácido e base na perspectiva Histórico-Crítica
Authors: Lima, Claudiane
metadata.dc.creator: Lima, Claudiane
Abstract: Este trabalho, aborda a importância do ensino dos conceitos ácido e base, e as principais pedagogias envolvidas no ensino desses conceitos. Observa-se, de acordo com a literatura, que essas pedagogias se aproximam da Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova. Porém, foi verificado, que apesar dessas diferentes pedagogias, as concepções de ácido e base dos estudantes não têm sofrido mudanças significativas, permanecendo concepções ricas em ideias do senso comum após o ensino. Atribuímos parte das deficiências na aprendizagem desses conceitos ao tipo de pedagogia de ensino. Por isso, este trabalho tem por objetivo, propor o ensino de ácido e base através da Pedagogia Histórico-Crítica, uma teoria de ensino que é fundamentada no materialismo histórico e dialético. Os principais construtores dessa teoria, resgatam o objetivo do ensino escolar, refletindo sobre os conhecimentos escolares para além do engajamento no nível de ensino subsequente, mas de forma ampla, como forma de superação da relação de poder entre as classes sociais. Propõe-se o ensino desses conceitos à luz de uma teoria que possibilite não só a incorporação desses conceitos contextualizados com a situação cotidiana dos alunos, mas que vá além e que seja crítica na formação dos envolvidos – docente e discente. Esta é uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, que tem como instrumentos de coleta de dados filmagens e entrevistas. Com base nesses dados, foram construídas inferências acerca da construção dessa proposta de ensino.
Keywords: Ácido-base
Pedagogia Histórico-Crítica
Ensino de Química
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino, Filosofia e História das Ciências
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25215
Issue Date: 25-Jan-2018
Appears in Collections:Dissertação (PPGEFHC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ Claudiane Lima_versão final.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.