https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25198
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Argumentação sobre problemas socioambientais no ensino de biologia |
Autor(es): | Conrado, Dália Nunes Neto, Nei de Freitas El-Hani, Charbel Niño |
Autor(es): | Conrado, Dália Nunes Neto, Nei de Freitas El-Hani, Charbel Niño |
Abstract: | O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e, ainda, melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSCs) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que as QSCs utilizadas favoreceram a aprendizagem e a prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação, ética e política no currículo de Biologia. |
Palavras-chave: | Agropecuária Argumentação Questões sociocientíficas Modelo de argumento de Toulmin |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Educação em Revista (UFMG) |
Citação: | CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N.F.; EL-HANI, C.N. Argumentação sobre Problemas Socioambientais no Ensino de Biologia. Educação em Revista (UFMG), v. 31, p. 329-357, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25198 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conrado_Nunes-Neto_El-Hani_2015_Argumentação Ensino Biologia_Educação em Revista UFMG.pdf | 909,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.