Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25198
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Argumentação sobre problemas socioambientais no ensino de biologia
Autor(es): Conrado, Dália
Nunes Neto, Nei de Freitas
El-Hani, Charbel Niño
Autor(es): Conrado, Dália
Nunes Neto, Nei de Freitas
El-Hani, Charbel Niño
Abstract: O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e, ainda, melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSCs) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que as QSCs utilizadas favoreceram a aprendizagem e a prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação, ética e política no currículo de Biologia.
Palavras-chave: Agropecuária
Argumentação
Questões sociocientíficas
Modelo de argumento de Toulmin
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Educação em Revista (UFMG)
Citação: CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N.F.; EL-HANI, C.N. Argumentação sobre Problemas Socioambientais no Ensino de Biologia. Educação em Revista (UFMG), v. 31, p. 329-357, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25198
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conrado_Nunes-Neto_El-Hani_2015_Argumentação Ensino Biologia_Educação em Revista UFMG.pdf909,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.