Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25198
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Argumentação sobre problemas socioambientais no ensino de biologia |
Autor : | Conrado, Dália Nunes Neto, Nei de Freitas El-Hani, Charbel Niño |
metadata.dc.creator: | Conrado, Dália Nunes Neto, Nei de Freitas El-Hani, Charbel Niño |
Resumen : | O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e, ainda, melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSCs) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que as QSCs utilizadas favoreceram a aprendizagem e a prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação, ética e política no currículo de Biologia. |
Palabras clave : | Agropecuária Argumentação Questões sociocientíficas Modelo de argumento de Toulmin |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Educação em Revista (UFMG) |
Citación : | CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N.F.; EL-HANI, C.N. Argumentação sobre Problemas Socioambientais no Ensino de Biologia. Educação em Revista (UFMG), v. 31, p. 329-357, 2015. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25198 |
Fecha de publicación : | 2015 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conrado_Nunes-Neto_El-Hani_2015_Argumentação Ensino Biologia_Educação em Revista UFMG.pdf | 909,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.