Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25198
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Argumentação sobre problemas socioambientais no ensino de biologia
Autor : Conrado, Dália
Nunes Neto, Nei de Freitas
El-Hani, Charbel Niño
metadata.dc.creator: Conrado, Dália
Nunes Neto, Nei de Freitas
El-Hani, Charbel Niño
Resumen : O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e, ainda, melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSCs) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que as QSCs utilizadas favoreceram a aprendizagem e a prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação, ética e política no currículo de Biologia.
Palabras clave : Agropecuária
Argumentação
Questões sociocientíficas
Modelo de argumento de Toulmin
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Educação em Revista (UFMG)
Citación : CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N.F.; EL-HANI, C.N. Argumentação sobre Problemas Socioambientais no Ensino de Biologia. Educação em Revista (UFMG), v. 31, p. 329-357, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25198
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Conrado_Nunes-Neto_El-Hani_2015_Argumentação Ensino Biologia_Educação em Revista UFMG.pdf909,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.