Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20174
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O Coordenador Pedagógico: formação continuada no currículo da rede
Autor : Ferreira, Roberta da Silva
metadata.dc.creator: Ferreira, Roberta da Silva
Resumen : O presente trabalho apresenta um estudo sobre o coordenador pedagógico da Rede Municipal de Educação de Irecê. Tem o propósito de discutir, interpretar, compreender as ações pedagógicas e o lugar do profissional coordenador pedagógico da Rede Municipal de Educação de Irecê. A coordenação pedagógica é compreendida em um processo histórico que se insere no contexto da educação e por isso mesmo, configura-se como uma função dinâmica que se atualiza no tempo e no espaço. A investigação acontece nas escolas de uma Rede, enfocando os coordenadores pedagógicos como os protagonistas e em que algumas possibilidades foram exploradas como entrevistas, auto-avaliação escrita, uma desconferência re-inventada, observação e um referencial teórico que foi explorado para dar um embasamento à discussão. O texto ainda traz uma proposta de intervenção na realidade pautada em uma perspectiva formativa, tem como objetivo principal pensar a práxis do coordenador pedagógico e visa instrumentalizar os sujeitos da coordenação acerca do conhecimento que perpassa pela sua profissionalização, no sentido de compreender e orientar a prática desse profissional no que concerne às atividades pedagógicas do currículo. A ideia de continuação é intrínseca à proposta da formação que constitui a proposta de intervenção.
ABSTRACT The present work presents a study of the pedagogical coordinator of the Municipal Education of Irecê. Has the purpose of discussing, interpreting, understanding the pedagogical actions and the place of the professional pedagogical coordinator of the Municipal Education of Irecê. The pedagogical coordination is understood in a historical process which falls within the context of education and this is why it appears as a function that updates dynamic in time and space. Research happens in schools of a network, focusing on the educational coordinators as the protagonists and some possibilities have been explored as interviews, written self-assessment, an unconference re-invented, observation and a theoretical framework that was exploited to give a basis for discussion. The text still brings a motion for intervention in reality based on a training perspective, aims to main pedagogical coordinator Praxis thinking and aims to exploit the subject of coordination about the knowledge that pervades for their professionalism, in order to understand and guide the professional practice of regarding the educational activities of the curriculum. The idea of continuation is intrinsic to the proposal of training which is the proposed intervention.
Palabras clave : Coordenação Pedagógica
Currículo
Formação
Intervenção
Sistemas de Escolas Municipais - Irecê (BA)
Pedagogical coordination
Training-intervention
Curriculum
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20174
Fecha de publicación : 29-ago-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O COORDENADOR PEDAGÓGICO FORMAÇÃO CONTINUADA NO CURRÍCULO DA REDE.pdf723 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.