Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorFerreira, Roberta da Silva-
dc.creatorFerreira, Roberta da Silva-
dc.date.accessioned2016-08-29T16:34:49Z-
dc.date.available2016-08-29T16:34:49Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.otherProjeto de Intervenção-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20174-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo sobre o coordenador pedagógico da Rede Municipal de Educação de Irecê. Tem o propósito de discutir, interpretar, compreender as ações pedagógicas e o lugar do profissional coordenador pedagógico da Rede Municipal de Educação de Irecê. A coordenação pedagógica é compreendida em um processo histórico que se insere no contexto da educação e por isso mesmo, configura-se como uma função dinâmica que se atualiza no tempo e no espaço. A investigação acontece nas escolas de uma Rede, enfocando os coordenadores pedagógicos como os protagonistas e em que algumas possibilidades foram exploradas como entrevistas, auto-avaliação escrita, uma desconferência re-inventada, observação e um referencial teórico que foi explorado para dar um embasamento à discussão. O texto ainda traz uma proposta de intervenção na realidade pautada em uma perspectiva formativa, tem como objetivo principal pensar a práxis do coordenador pedagógico e visa instrumentalizar os sujeitos da coordenação acerca do conhecimento que perpassa pela sua profissionalização, no sentido de compreender e orientar a prática desse profissional no que concerne às atividades pedagógicas do currículo. A ideia de continuação é intrínseca à proposta da formação que constitui a proposta de intervenção.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present work presents a study of the pedagogical coordinator of the Municipal Education of Irecê. Has the purpose of discussing, interpreting, understanding the pedagogical actions and the place of the professional pedagogical coordinator of the Municipal Education of Irecê. The pedagogical coordination is understood in a historical process which falls within the context of education and this is why it appears as a function that updates dynamic in time and space. Research happens in schools of a network, focusing on the educational coordinators as the protagonists and some possibilities have been explored as interviews, written self-assessment, an unconference re-invented, observation and a theoretical framework that was exploited to give a basis for discussion. The text still brings a motion for intervention in reality based on a training perspective, aims to main pedagogical coordinator Praxis thinking and aims to exploit the subject of coordination about the knowledge that pervades for their professionalism, in order to understand and guide the professional practice of regarding the educational activities of the curriculum. The idea of continuation is intrinsic to the proposal of training which is the proposed intervention.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectSistemas de Escolas Municipais - Irecê (BA)pt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subjectTraining-interventionpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleO Coordenador Pedagógico: formação continuada no currículo da redept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesDourado, Emanuela Oliveira Carvalho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O COORDENADOR PEDAGÓGICO FORMAÇÃO CONTINUADA NO CURRÍCULO DA REDE.pdf723 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.