DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18419

Title: Matemática para o ensino do conceito de combinação simples
Authors: Coutinho, Jean Lázaro da Encarnação
???metadata.dc.contributor.advisor???: Barbosa, Jonei Cerqueira
Keywords: Matemática para o ensino;Estudo do conceito;Combinação simples;Análise combinatória;Combinações (Matemática);Matemática - Estudo e ensino;Mathematics for teaching;Concept study;Simple combination
Issue Date: 17-Dec-2015
Abstract: O objetivo deste estudo foi modelar uma Matemática para o Ensino do conceito de combinação simples em Análise Combinatória. Os materiais de análise utilizados nesta pesquisa foram observados em duas fontes: produções científicas a partir de uma Revisão Sistemática e um estudo com professores. A estrutura de análise proposta foi o Estudo do Conceito e suas ênfases: realizações, panoramas e vinculações. Para tal propósito, foi analisado um corpus de dez artigos publicados em periódicos brasileiros, nas áreas de Educação e Ensino, avaliados pelo sistema WebQualis da CAPES como A1, A2, B1 e B2. Além disso, foi organizado um estudo coletivo cujos integrantes foram seis professores atuantes nos níveis fundamental, médio e/ou superior que possuíam experiência no ensino de Análise Combinatória. Como resultado, foi apresentado um modelo de Matemática para o Ensino de combinação simples, estruturado em quatro panoramas: formalista, instrumental, ilustrativo e comparativo, que sugerem implicações para o fazer do professor que ensina combinação simples e desdobramentos da pesquisa.
ABSTRACT The aim of this study was to model a Mathematics for Teaching the concept of simple combination in Combinatory Analysis. Materials observed in this investigation came from two sources: a systematic review of scientific production and a study with teachers. The proposed structure for the analysis was a Concept Study in its emphases: realizations, landscapes and entailments. In favor of that, a corpus of ten articles published in Brazilian journals in the areas of Education and Teaching was analyzed, all of them evaluated by CAPES’ system WebQualis as A1, A2, B1 and B2. In addition, there was a collective study with six teachers acting in primary, secondary and/or higher education who had experience in teaching Combinatory Analysis. As a result, presented a model of Mathematics for Teaching the concept of simple combination, structured in four landscapes: formalist, instrumental, illustrative, and comparative, which suggest implications for the actions of the teacher that teaches simple combination, and for possible outspread of research.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18419
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MatematicaparaoEnsinoAC.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA