Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.authorCoutinho, Jean Lázaro da Encarnação-
dc.creatorCoutinho, Jean Lázaro da Encarnação-
dc.date.accessioned2015-12-17T18:56:16Z-
dc.date.available2015-12-17T18:56:16Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.date.submitted2015-09-03-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18419-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi modelar uma Matemática para o Ensino do conceito de combinação simples em Análise Combinatória. Os materiais de análise utilizados nesta pesquisa foram observados em duas fontes: produções científicas a partir de uma Revisão Sistemática e um estudo com professores. A estrutura de análise proposta foi o Estudo do Conceito e suas ênfases: realizações, panoramas e vinculações. Para tal propósito, foi analisado um corpus de dez artigos publicados em periódicos brasileiros, nas áreas de Educação e Ensino, avaliados pelo sistema WebQualis da CAPES como A1, A2, B1 e B2. Além disso, foi organizado um estudo coletivo cujos integrantes foram seis professores atuantes nos níveis fundamental, médio e/ou superior que possuíam experiência no ensino de Análise Combinatória. Como resultado, foi apresentado um modelo de Matemática para o Ensino de combinação simples, estruturado em quatro panoramas: formalista, instrumental, ilustrativo e comparativo, que sugerem implicações para o fazer do professor que ensina combinação simples e desdobramentos da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The aim of this study was to model a Mathematics for Teaching the concept of simple combination in Combinatory Analysis. Materials observed in this investigation came from two sources: a systematic review of scientific production and a study with teachers. The proposed structure for the analysis was a Concept Study in its emphases: realizations, landscapes and entailments. In favor of that, a corpus of ten articles published in Brazilian journals in the areas of Education and Teaching was analyzed, all of them evaluated by CAPES’ system WebQualis as A1, A2, B1 and B2. In addition, there was a collective study with six teachers acting in primary, secondary and/or higher education who had experience in teaching Combinatory Analysis. As a result, presented a model of Mathematics for Teaching the concept of simple combination, structured in four landscapes: formalist, instrumental, illustrative, and comparative, which suggest implications for the actions of the teacher that teaches simple combination, and for possible outspread of research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática para o ensinopt_BR
dc.subjectEstudo do conceitopt_BR
dc.subjectCombinação simplespt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectCombinações (Matemática)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematics for teachingpt_BR
dc.subjectConcept studypt_BR
dc.subjectSimple combinationpt_BR
dc.titleMatemática para o ensino do conceito de combinação simplespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBorba, Rute Elizabete de Souza Rosa-
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatematicaparaoEnsinoAC.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.