Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18022
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Intervenções pedagógicas com a linguagem escrita na educação infantil: um estudo de caso, no grupo cinco, da escola x de Salvador.
Autor : Nascimento, Rejane
metadata.dc.creator: Nascimento, Rejane
Resumen : Este estudo analisa as intervenções com a linguagem escrita, no grupo cinco, de educação infantil, da escola x de Salvador. Buscou-se promover uma reflexão sobre a ação docente, neste caso vislumbrando contribuir para um processo de resignificação de práticas educativas com a linguagem escrita na educação infantil no qual sejam imprescindivelmente respeitadas as especificidades e interesses das crianças como sujeitos singulares e de direitos. Esta pesquisa apresenta a abordagem qualitativa, Estudo de Caso, no qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação e a análise de diários de bordos. As observações foram realizadas em uma turma do grupo cinco da educação infantil, de uma instituição pública, que localiza-se no bairro de Nazaré, na cidade do Salvador - BA. Por meio das análises pode-se notar que as intervenções desenvolvidas neste grupo, com o propósito de ‘inserir’ a criança na cultura escrita, toma por base uma metodologia no qual se sobrepõem exercícios de treino motor (cópia) e a discriminação visual/auditiva. Neste sentido, entende-se que as concepções enraizadas em modelos tradicionais de ensino, como também o modo de conceber a língua escrita e a própria criança influenciarão de forma incisiva nas escolhas do educador em relação às intervenções pedagógicas com a linguagem escrita nesta etapa de educação para a infância.
Palabras clave : Criança
Educação infantil
Intervenções pedagógicas
Linguagem escrita
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18022
Fecha de publicación : 11-ago-2015
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Rejane Nascimento Linguagem escrita EI 2014.pdf762,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.