Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Rejane-
dc.creatorNascimento, Rejane-
dc.date.accessioned2015-08-11T17:04:46Z-
dc.date.available2015-08-11T17:04:46Z-
dc.date.issued2015-08-11-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18022-
dc.description.abstractEste estudo analisa as intervenções com a linguagem escrita, no grupo cinco, de educação infantil, da escola x de Salvador. Buscou-se promover uma reflexão sobre a ação docente, neste caso vislumbrando contribuir para um processo de resignificação de práticas educativas com a linguagem escrita na educação infantil no qual sejam imprescindivelmente respeitadas as especificidades e interesses das crianças como sujeitos singulares e de direitos. Esta pesquisa apresenta a abordagem qualitativa, Estudo de Caso, no qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação e a análise de diários de bordos. As observações foram realizadas em uma turma do grupo cinco da educação infantil, de uma instituição pública, que localiza-se no bairro de Nazaré, na cidade do Salvador - BA. Por meio das análises pode-se notar que as intervenções desenvolvidas neste grupo, com o propósito de ‘inserir’ a criança na cultura escrita, toma por base uma metodologia no qual se sobrepõem exercícios de treino motor (cópia) e a discriminação visual/auditiva. Neste sentido, entende-se que as concepções enraizadas em modelos tradicionais de ensino, como também o modo de conceber a língua escrita e a própria criança influenciarão de forma incisiva nas escolhas do educador em relação às intervenções pedagógicas com a linguagem escrita nesta etapa de educação para a infância.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIntervenções pedagógicaspt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.titleIntervenções pedagógicas com a linguagem escrita na educação infantil: um estudo de caso, no grupo cinco, da escola x de Salvador.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Rejane Nascimento Linguagem escrita EI 2014.pdf762,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.