Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Nascimento, Rejane | - |
dc.creator | Nascimento, Rejane | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-11T17:04:46Z | - |
dc.date.available | 2015-08-11T17:04:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-11 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18022 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisa as intervenções com a linguagem escrita, no grupo cinco, de educação infantil, da escola x de Salvador. Buscou-se promover uma reflexão sobre a ação docente, neste caso vislumbrando contribuir para um processo de resignificação de práticas educativas com a linguagem escrita na educação infantil no qual sejam imprescindivelmente respeitadas as especificidades e interesses das crianças como sujeitos singulares e de direitos. Esta pesquisa apresenta a abordagem qualitativa, Estudo de Caso, no qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação e a análise de diários de bordos. As observações foram realizadas em uma turma do grupo cinco da educação infantil, de uma instituição pública, que localiza-se no bairro de Nazaré, na cidade do Salvador - BA. Por meio das análises pode-se notar que as intervenções desenvolvidas neste grupo, com o propósito de ‘inserir’ a criança na cultura escrita, toma por base uma metodologia no qual se sobrepõem exercícios de treino motor (cópia) e a discriminação visual/auditiva. Neste sentido, entende-se que as concepções enraizadas em modelos tradicionais de ensino, como também o modo de conceber a língua escrita e a própria criança influenciarão de forma incisiva nas escolhas do educador em relação às intervenções pedagógicas com a linguagem escrita nesta etapa de educação para a infância. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Intervenções pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_BR |
dc.title | Intervenções pedagógicas com a linguagem escrita na educação infantil: um estudo de caso, no grupo cinco, da escola x de Salvador. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|