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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16472
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Política Pública de Ações Afirmativas na Educação Superior: A Experiência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Authors: | Atche, Ana Cláudia dos Reis |
metadata.dc.creator: | Atche, Ana Cláudia dos Reis |
Abstract: | Analisamos nesta dissertação a experiência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para a implantação, implementação e execução da Política de Ações Afirmativas na educação superior: a política de reserva de vagas - sistema de cotas. Para isso foi necessário entendermos as correlações entre a gestão pública, a interiorização da educação superior e a política institucional de acesso e permanência estudantil da UFRB, no período de 2006 a 2012. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa com dados quantitativos, desenvolvido em três fases: na primeira, aberta ou exploratória, realizamos o exame da bibliografia para uma maior apropriação das categorias teóricas que sustentam a pesquisa. Na segunda, procedemos à análise documental que legitima esta política afirmativa, buscando identificar como foi pensada e executada, no contexto da UFRB. Na terceira fase, analisamos os planos de ações e os relatórios anuais da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) de 2006 a 2012, e o perfil socioeconômico dos estudantes matriculados na instituição em 2010. Verificamos que a Política de Ações Afirmativa, sob o viés da Assistência Estudantil apresenta, em 2010, limites em sua execução em função do perfil socioeconômico dos novos estudantes ingressantes na instituição e da necessidade de adequação desta nova demanda à política estabelecida no Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, em 2010. Assim sendo, a Política de Ações Afirmativas na educação superior, cotas para acesso às universidades públicas, requer, neste novo cenário, a ampliação das ações governamentais numa perspectiva de direito que garanta a permanência dos estudantes cotistas na instituição, diminuindo assim, o risco de evasão, repetência e abandono de curso. O tripé “ensino, pesquisa e extensão”, neste momento, se completa com a atenção aos assuntos estudantis, e as políticas afirmativas. |
Keywords: | Gestão Perfil Socioeconômico Pregnância Política de Ações Afirmativas Assuntos Estudantis UFRB |
metadata.dc.subject.cnpq: | Política Pública na Educação Superior |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | IHAC-EISU |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16472 |
Issue Date: | 27-Oct-2014 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGEISU) |
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Dissertação de 26 agosto.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | View/Open |
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