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dc.contributor.advisorAlves, Rita de Cássia Dias Pereira-
dc.contributor.authorAtche, Ana Cláudia dos Reis-
dc.creatorAtche, Ana Cláudia dos Reis-
dc.date.accessioned2014-10-27T22:14:35Z-
dc.date.available2014-10-27T22:14:35Z-
dc.date.issued2014-10-27-
dc.date.submitted2014-08-26-
dc.identifier.otherCDD - 378.98142/CDU - 378(813.8)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16472-
dc.description.abstractAnalisamos nesta dissertação a experiência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para a implantação, implementação e execução da Política de Ações Afirmativas na educação superior: a política de reserva de vagas - sistema de cotas. Para isso foi necessário entendermos as correlações entre a gestão pública, a interiorização da educação superior e a política institucional de acesso e permanência estudantil da UFRB, no período de 2006 a 2012. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa com dados quantitativos, desenvolvido em três fases: na primeira, aberta ou exploratória, realizamos o exame da bibliografia para uma maior apropriação das categorias teóricas que sustentam a pesquisa. Na segunda, procedemos à análise documental que legitima esta política afirmativa, buscando identificar como foi pensada e executada, no contexto da UFRB. Na terceira fase, analisamos os planos de ações e os relatórios anuais da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) de 2006 a 2012, e o perfil socioeconômico dos estudantes matriculados na instituição em 2010. Verificamos que a Política de Ações Afirmativa, sob o viés da Assistência Estudantil apresenta, em 2010, limites em sua execução em função do perfil socioeconômico dos novos estudantes ingressantes na instituição e da necessidade de adequação desta nova demanda à política estabelecida no Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, em 2010. Assim sendo, a Política de Ações Afirmativas na educação superior, cotas para acesso às universidades públicas, requer, neste novo cenário, a ampliação das ações governamentais numa perspectiva de direito que garanta a permanência dos estudantes cotistas na instituição, diminuindo assim, o risco de evasão, repetência e abandono de curso. O tripé “ensino, pesquisa e extensão”, neste momento, se completa com a atenção aos assuntos estudantis, e as políticas afirmativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectPerfil Socioeconômicopt_BR
dc.subjectPregnânciapt_BR
dc.subjectPolítica de Ações Afirmativaspt_BR
dc.subjectAssuntos Estudantispt_BR
dc.subjectUFRBpt_BR
dc.titlePolítica Pública de Ações Afirmativas na Educação Superior: A Experiência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.refereesGarrido, Edleusa Nery-
dc.contributor.refereesSantos, José Raimundo de Jesus-
dc.contributor.refereesCunha, Silvio Humberto dos Passos-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsIHAC-EISUpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPolítica Pública na Educação Superiorpt_BR
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