Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16156
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O Curso Técnico em Saneamento/PROEJA, no IFBA, Campus de Salvador: um estudo de caso.
Autor : Oliveira, Maria da Conceição da Veiga Pessôa de
metadata.dc.creator: Oliveira, Maria da Conceição da Veiga Pessôa de
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar as contradições do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), apresentado pelo Governo Federal como política pública educacional para a classe trabalhadora, tomando como referência o Curso Técnico em Saneamento, do IFBA, campus de Salvador. O referencial teórico metodológico é o materialismo histórico dialético, o qual permitiu, através de um estudo de caso, explicar as relações de poder existentes nos contextos sociais, na sociedade capitalista, a partir do mundo real e ao longo de seu processo histórico. Os resultados obtidos apontam que o PROEJA é uma política focalizada, emergencial e compensatória. E que o Curso Técnico em Saneamento necessita, com urgência, de um Projeto de Intervenção que redimensione o plano inicial, visando a elaboração de uma proposta inovadora e comprometida com a formação de um cidadão crítico, agente da sua história e transformador da sua realidade.
ABSTRACT This research aims to present and characterize the contradictions of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Education of Youths and Adults (PROEJA), created by the Federal Government as a Public Educational Policy for the working class, considering as a base, in a case study, the Technical Course in Sanitation, at IFBA, campus Salvador (Bahia, Brazil). The methodological theoretical referential is the historical dialectical materialism, which allowed me to understand the social relations, in a capitalist society, starting from the real world and along their historical process. The obtained results point out that PROEJA is a focused policy, besides being compensatory. The Technical Course in Sanitation needs, as soon as possible, a Project of Intervention that reorganizes the initial proposal, seeking for an innovative and committed one, that should be compromised with a critical formation of a citizen, which is the agent of his/her history and able to change his/her reality.
Palabras clave : Trabalho
Educação profissional
Educação de jovens e adultos
PROEJA
Ensino integrado
Professional education
Education of youths and adults
Work
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16156
Fecha de publicación : 23-sep-2014
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Final Complta - PDF.pdfTexto completo da Dissertação2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.