Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria da Conceição da Veiga Pessôa de | - |
dc.creator | Oliveira, Maria da Conceição da Veiga Pessôa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-23T16:09:55Z | - |
dc.date.available | 2014-09-23T16:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2014-04-04 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16156 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar as contradições do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), apresentado pelo Governo Federal como política pública educacional para a classe trabalhadora, tomando como referência o Curso Técnico em Saneamento, do IFBA, campus de Salvador. O referencial teórico metodológico é o materialismo histórico dialético, o qual permitiu, através de um estudo de caso, explicar as relações de poder existentes nos contextos sociais, na sociedade capitalista, a partir do mundo real e ao longo de seu processo histórico. Os resultados obtidos apontam que o PROEJA é uma política focalizada, emergencial e compensatória. E que o Curso Técnico em Saneamento necessita, com urgência, de um Projeto de Intervenção que redimensione o plano inicial, visando a elaboração de uma proposta inovadora e comprometida com a formação de um cidadão crítico, agente da sua história e transformador da sua realidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This research aims to present and characterize the contradictions of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Education of Youths and Adults (PROEJA), created by the Federal Government as a Public Educational Policy for the working class, considering as a base, in a case study, the Technical Course in Sanitation, at IFBA, campus Salvador (Bahia, Brazil). The methodological theoretical referential is the historical dialectical materialism, which allowed me to understand the social relations, in a capitalist society, starting from the real world and along their historical process. The obtained results point out that PROEJA is a focused policy, besides being compensatory. The Technical Course in Sanitation needs, as soon as possible, a Project of Intervention that reorganizes the initial proposal, seeking for an innovative and committed one, that should be compromised with a critical formation of a citizen, which is the agent of his/her history and able to change his/her reality. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino integrado | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Education of youths and adults | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.title | O Curso Técnico em Saneamento/PROEJA, no IFBA, Campus de Salvador: um estudo de caso. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.referees | Rummert, Sônia Maria | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Final Complta - PDF.pdf | Texto completo da Dissertação | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.