Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntoniazzi, Maria Regina Filgueiras-
dc.contributor.authorOliveira, Maria da Conceição da Veiga Pessôa de-
dc.creatorOliveira, Maria da Conceição da Veiga Pessôa de-
dc.date.accessioned2014-09-23T16:09:55Z-
dc.date.available2014-09-23T16:09:55Z-
dc.date.issued2014-09-23-
dc.date.submitted2014-04-04-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16156-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo caracterizar as contradições do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), apresentado pelo Governo Federal como política pública educacional para a classe trabalhadora, tomando como referência o Curso Técnico em Saneamento, do IFBA, campus de Salvador. O referencial teórico metodológico é o materialismo histórico dialético, o qual permitiu, através de um estudo de caso, explicar as relações de poder existentes nos contextos sociais, na sociedade capitalista, a partir do mundo real e ao longo de seu processo histórico. Os resultados obtidos apontam que o PROEJA é uma política focalizada, emergencial e compensatória. E que o Curso Técnico em Saneamento necessita, com urgência, de um Projeto de Intervenção que redimensione o plano inicial, visando a elaboração de uma proposta inovadora e comprometida com a formação de um cidadão crítico, agente da sua história e transformador da sua realidade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research aims to present and characterize the contradictions of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Education of Youths and Adults (PROEJA), created by the Federal Government as a Public Educational Policy for the working class, considering as a base, in a case study, the Technical Course in Sanitation, at IFBA, campus Salvador (Bahia, Brazil). The methodological theoretical referential is the historical dialectical materialism, which allowed me to understand the social relations, in a capitalist society, starting from the real world and along their historical process. The obtained results point out that PROEJA is a focused policy, besides being compensatory. The Technical Course in Sanitation needs, as soon as possible, a Project of Intervention that reorganizes the initial proposal, seeking for an innovative and committed one, that should be compromised with a critical formation of a citizen, which is the agent of his/her history and able to change his/her reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectEducation of youths and adultspt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.titleO Curso Técnico em Saneamento/PROEJA, no IFBA, Campus de Salvador: um estudo de caso.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesRummert, Sônia Maria-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final Complta - PDF.pdfTexto completo da Dissertação2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.