Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14575
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ENEM: efeitos nas práticas curriculares de professores de língua portuguesa do ensino médio em Salvador
Authors: Alves, Dulcinéia de Jesus
metadata.dc.creator: Alves, Dulcinéia de Jesus
Abstract: O estudo investigou os efeitos que o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM produz nas práticas pedagógicas e curriculares dos professores de língua portuguesa do ensino médio, em uma escola particular de Salvador. Utilizou-se como contribuição a abordagem do ciclo de políticas formulada por Stephen Ball (2006). Para tanto, entre os cinco diferentes contextos abordados (influência, produção do texto, contexto da prática, resultados/efeitos e estratégia política), reportou-se, especificamente aos da prática e dos resultados/efeitos. Para atingir os objetivos propostos, usou-se o referencial do contexto da prática através da realização de diferentes estratégias de coleta de dados, fontes orais e escritas, análise de documentos, dados estatísticos, entrevistas e observações. O levantamento de dados verificou se havia um diálogo entre a política avaliativa do ENEM e as práticas curriculares dos professores, através das práticas pedagógicas e da metodologia de ensino e de aprendizagem. Inferiu-se com os resultados alcançados que o exame repercute diretamente no trabalho pedagógico dos professores e apontam tendências que se constituem em mudança de concepção, reorganização da dinâmica curricular, alteração dos espaços e tempos da escola gerando uma possível transformação da cultura escolar. Entre os elementos constituintes da prática, os que mais sofreram os efeitos estão o ensino dos conteúdos disciplinares, a forma de ensiná-los e de avaliá-los. Assim o planejamento dos professores da 3ª série do Ensino Médio passou a priorizar os conhecimentos do ENEM.
Abstract The study invest igated the effects that the National High School Exam - ENEM produces in the curricular and pedagogical practices of teachers of Portuguese language of the high school, in a private school of Salvador. It was used as a contribution the policy cycle approach formulated by Stephen Ball (2006).For how among the five different contexts adressed (influence, production of the text, results/effects and political strategy) speci fically those of practice and results/effects were reported. To achieve the proposed objectives, it was used the context of practice through different data collection strategies, oral and written sources, document analysis, statistical data, interviews and observations. The survey data checked to see if there was a dialogue between the evaluation policy of ENEM and curricular practices of teachers, trought educational practices and teaching and learning methodology. Inferred with the results achieved that affects directly in the pedagocial work of teachers. Amogn the constituent elements of practice, the most suffered are the teaching effects of disciplinary content and how to teach them. So the planning of the teachers of the 3 rd grade of high school went on to prioritize the knowledges of ENEM
Keywords: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Ensino médio – Currículos
Prática de ensino
Ensino – Metodologia
Pedagogical practices
Data
Teaching and learning methodology
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14575
Issue Date: 11-Feb-2014
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DULCINEA PDF Final.pdf7,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.