Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14575
Tipo: | Dissertação |
Título: | ENEM: efeitos nas práticas curriculares de professores de língua portuguesa do ensino médio em Salvador |
Autor(es): | Alves, Dulcinéia de Jesus |
Autor(es): | Alves, Dulcinéia de Jesus |
Abstract: | O estudo investigou os efeitos que o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
produz nas práticas pedagógicas e curriculares dos professores de língua
portuguesa do ensino médio, em uma escola particular de Salvador. Utilizou-se
como contribuição a abordagem do ciclo de políticas formulada por Stephen Ball
(2006). Para tanto, entre os cinco diferentes contextos abordados (influência,
produção do texto, contexto da prática, resultados/efeitos e estratégia política),
reportou-se, especificamente aos da prática e dos resultados/efeitos. Para atingir os
objetivos propostos, usou-se o referencial do contexto da prática através da
realização de diferentes estratégias de coleta de dados, fontes orais e escritas,
análise de documentos, dados estatísticos, entrevistas e observações. O
levantamento de dados verificou se havia um diálogo entre a política avaliativa do
ENEM e as práticas curriculares dos professores, através das práticas pedagógicas
e da metodologia de ensino e de aprendizagem. Inferiu-se com os resultados
alcançados que o exame repercute diretamente no trabalho pedagógico dos
professores e apontam tendências que se constituem em mudança de concepção,
reorganização da dinâmica curricular, alteração dos espaços e tempos da escola
gerando uma possível transformação da cultura escolar. Entre os elementos
constituintes da prática, os que mais sofreram os efeitos estão o ensino dos
conteúdos disciplinares, a forma de ensiná-los e de avaliá-los. Assim o planejamento
dos professores da 3ª série do Ensino Médio passou a priorizar os conhecimentos
do ENEM. Abstract The study invest igated the effects that the National High School Exam - ENEM produces in the curricular and pedagogical practices of teachers of Portuguese language of the high school, in a private school of Salvador. It was used as a contribution the policy cycle approach formulated by Stephen Ball (2006).For how among the five different contexts adressed (influence, production of the text, results/effects and political strategy) speci fically those of practice and results/effects were reported. To achieve the proposed objectives, it was used the context of practice through different data collection strategies, oral and written sources, document analysis, statistical data, interviews and observations. The survey data checked to see if there was a dialogue between the evaluation policy of ENEM and curricular practices of teachers, trought educational practices and teaching and learning methodology. Inferred with the results achieved that affects directly in the pedagocial work of teachers. Amogn the constituent elements of practice, the most suffered are the teaching effects of disciplinary content and how to teach them. So the planning of the teachers of the 3 rd grade of high school went on to prioritize the knowledges of ENEM |
Palavras-chave: | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Ensino médio – Currículos Prática de ensino Ensino – Metodologia Pedagogical practices Data Teaching and learning methodology |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14575 |
Data do documento: | 11-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DULCINEA PDF Final.pdf | 7,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.