Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14094
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
Otros títulos : | Revista Educar |
Autor : | Pretto, Nelson De Luca Riccio, Nicia Cristina Rocha |
metadata.dc.creator: | Pretto, Nelson De Luca Riccio, Nicia Cristina Rocha |
Resumen : | O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importân- cia da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura. |
Palabras clave : | formação continuada professor universitário tecnologias digitais educação a distância experiência como formação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Editora UFPR |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14094 |
Fecha de publicación : | may-2010 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_pretto_nicia_ufpr_a10n37.pdf | 530,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.