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metadata.dc.type: Tese
Título : Educação física especial e currículo: (in)formação para educação inclusiva
Autor : Oliveira, João Danilo Batista de
metadata.dc.creator: Oliveira, João Danilo Batista de
Resumen : Essa tese foi produzida junto à linha de pesquisa em Educação e Diversidade, Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais (GEINE), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e se propôs a discutir os conhecimentos necessários à formação e atuação de professores de Educação Física, tendo como foco de discussão o trato com o conhecimento sobre Educação Física Especial, numa perspectiva inclusiva, junto à organização curricular dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Buscou como objetivo geral conhecer, refletir e tecer críticas ao conhecimento produzido na área de Educação Física Especial, na perspectiva inclusiva, e ao modo como esse vem sendo abordado nos currículos de formação de professores de Educação Física. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tendo como caso empiríco de análise os currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado da Bahia. A pesquisa recorre a um levantamento teórico da produção científica recente, 2000 a 2010, da área de Educação Física Especial, através da análise dos artigos publicados em três periódicos da área, bem como a um levantamento das dissertações e teses defendidas nesse mesmo período. É feita também a análise dos currículos (projetos pedagógicos, programas e planos de cursos de disciplinas na área em estudo) de onze cursos de Licenciatura em Educação Física e entrevistas com sete professores/pesquisadores que atuam na área de Educação Física Especial nessas IES baianas. A pesquisa identificou que a produção científica recente na área e o trato com o conhecimento nos currículos de formação de professores enfatizam, como desafio, formar professores para atuar numa perspectiva inclusiva, mas mantêm-se produzindo e tratando o conhecimento de modo a legitimar práticas segregadas, o que recomendaria a formulação do desenvolvimento de pesquisas e práticas no currículo de formação que estimulem professores e pesquisadores envolvidos com a área de Educação Física Especial a superarem as contradições e obstáculos identificados.
Palabras clave : Educação física especial
Currículo e formação
Educação inclusiva
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13949
Fecha de publicación : 26-nov-2013
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

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