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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabello, Roberto Sanches-
dc.contributor.authorOliveira, João Danilo Batista de-
dc.creatorOliveira, João Danilo Batista de-
dc.date.accessioned2013-11-26T14:44:52Z-
dc.date.available2013-11-26T14:44:52Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.date.submitted2011-07-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13949-
dc.description.abstractEssa tese foi produzida junto à linha de pesquisa em Educação e Diversidade, Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais (GEINE), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e se propôs a discutir os conhecimentos necessários à formação e atuação de professores de Educação Física, tendo como foco de discussão o trato com o conhecimento sobre Educação Física Especial, numa perspectiva inclusiva, junto à organização curricular dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Buscou como objetivo geral conhecer, refletir e tecer críticas ao conhecimento produzido na área de Educação Física Especial, na perspectiva inclusiva, e ao modo como esse vem sendo abordado nos currículos de formação de professores de Educação Física. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tendo como caso empiríco de análise os currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado da Bahia. A pesquisa recorre a um levantamento teórico da produção científica recente, 2000 a 2010, da área de Educação Física Especial, através da análise dos artigos publicados em três periódicos da área, bem como a um levantamento das dissertações e teses defendidas nesse mesmo período. É feita também a análise dos currículos (projetos pedagógicos, programas e planos de cursos de disciplinas na área em estudo) de onze cursos de Licenciatura em Educação Física e entrevistas com sete professores/pesquisadores que atuam na área de Educação Física Especial nessas IES baianas. A pesquisa identificou que a produção científica recente na área e o trato com o conhecimento nos currículos de formação de professores enfatizam, como desafio, formar professores para atuar numa perspectiva inclusiva, mas mantêm-se produzindo e tratando o conhecimento de modo a legitimar práticas segregadas, o que recomendaria a formulação do desenvolvimento de pesquisas e práticas no currículo de formação que estimulem professores e pesquisadores envolvidos com a área de Educação Física Especial a superarem as contradições e obstáculos identificados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física especialpt_BR
dc.subjectCurrículo e formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleEducação física especial e currículo: (in)formação para educação inclusivapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesVago, Tarcísio Mauro-
dc.contributor.refereesRocha, Luiz Alexandre Oxley da-
dc.contributor.refereesSantos, Admilson-
dc.contributor.refereesLeiro, Augusto Cesar Rios-
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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