Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13006
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Formação de professores: uma experiência de produção de audiovisuais abertos e colaborativos
Autor : Soares, Darlene Almada Oliveira
metadata.dc.creator: Soares, Darlene Almada Oliveira
Resumen : Ao notar os desafios e possibilidades que a incorporação das tecnologias da informação e comunicação nas instituições escolares vem impondo à prática docente, realizamos um estudo acerca dos sentidos construídos pelos professores a utilização delas na sua práxis pedagógica. Para isso, investigamos e refletimos sobre a formação, produção e disseminação de vídeo proporcionado pelo Projeto RIPE que tinha como um dos objetivos fortalecer a ação protagonista dos professores articulando as suas ações docentes com a produção de vídeos. Utilizando uma abordagem qualitativa, percebemos a observação participante e a entrevista semi estruturadas como os melhores meios de conhecer os integrantes e obter informações que revelam valores e sentidos atribuídos pelos professores para atividades de produção utilizando as tecnologia. Os resultados encontrados demonstram que ainda existe uma insegurança na utilização das tecnologias na prática docente, em grande medida por eles não se perceberem preparados para tal atuação e também pela constatação de que os estudantes têm mais conhecimento nessa área. Esse fato evidenciou a necessidade de uma formação docente que possibilite perceber as tecnologias como potencializadoras de construção de conhecimentos. No processo de produção de vídeos e sua disseminação, notamos que os professores sentiram mais prazer na sua atuação por estarem criando algo significativo para a realidade em que estavam inseridos, ocasionando mudança na práxis pedagógica, que se tornou mais colaborativa e horizontalizada. No entanto, também, constatamos aspectos que evidenciam dificuldade estruturais para a implementação das tecnologias nos espaços escolares e a necessidade de flexibilização do currículo para implementação de ações que possibilitem vivência culturais e experimentações de novas práticas.
Palabras clave : Formação de professores
Produção vídeos
Tecnologias da informação e comunicação
Video production
Information technology and communication
Teacher training
Video-teipes na educação
Efeito das inovações tecnológicas
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13006
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Arlene Almada Soares.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.