Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorSoares, Darlene Almada Oliveira-
dc.creatorSoares, Darlene Almada Oliveira-
dc.date.accessioned2013-09-20T16:27:32Z-
dc.date.available2013-09-20T16:27:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13006-
dc.description103 f.pt_BR
dc.description.abstractAo notar os desafios e possibilidades que a incorporação das tecnologias da informação e comunicação nas instituições escolares vem impondo à prática docente, realizamos um estudo acerca dos sentidos construídos pelos professores a utilização delas na sua práxis pedagógica. Para isso, investigamos e refletimos sobre a formação, produção e disseminação de vídeo proporcionado pelo Projeto RIPE que tinha como um dos objetivos fortalecer a ação protagonista dos professores articulando as suas ações docentes com a produção de vídeos. Utilizando uma abordagem qualitativa, percebemos a observação participante e a entrevista semi estruturadas como os melhores meios de conhecer os integrantes e obter informações que revelam valores e sentidos atribuídos pelos professores para atividades de produção utilizando as tecnologia. Os resultados encontrados demonstram que ainda existe uma insegurança na utilização das tecnologias na prática docente, em grande medida por eles não se perceberem preparados para tal atuação e também pela constatação de que os estudantes têm mais conhecimento nessa área. Esse fato evidenciou a necessidade de uma formação docente que possibilite perceber as tecnologias como potencializadoras de construção de conhecimentos. No processo de produção de vídeos e sua disseminação, notamos que os professores sentiram mais prazer na sua atuação por estarem criando algo significativo para a realidade em que estavam inseridos, ocasionando mudança na práxis pedagógica, que se tornou mais colaborativa e horizontalizada. No entanto, também, constatamos aspectos que evidenciam dificuldade estruturais para a implementação das tecnologias nos espaços escolares e a necessidade de flexibilização do currículo para implementação de ações que possibilitem vivência culturais e experimentações de novas práticas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProdução vídeospt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectVideo productionpt_BR
dc.subjectInformation technology and communicationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectVideo-teipes na educaçãopt_BR
dc.subjectEfeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleFormação de professores: uma experiência de produção de audiovisuais abertos e colaborativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Arlene Almada Soares.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.