Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1286
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
Otros títulos : 5º SOPCOM – Comunicação e Cidadania
Autor : Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
metadata.dc.creator: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Resumen : O texto busca compreender como o discurso publicitário, especialmente dirigido a cidadãs e cidadãos com 60 anos ou mais, no Brasil, procura despertar e incentivar este público para a prática do consumo, por meio de estratégias discursivas afinadas com significados de positivação e de construção de novas maneiras de interpretar e viver a velhice. Destaca como o marketing e a publicidade acompanham os fenômenos demográfico e mercadológico contemporâneos. Apresenta dados estatísticos que revelam algumas práticas preferenciais de consumo do público idoso e que terminam por instaurar novos nichos de mercado consumidor. Analisa como a publicidade se dirige a este segmento, direcionando para ele a venda de bens e serviços.
Palabras clave : Discurso publicitário
representações da velhice
consumo na terceira idade
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (POSCULTURA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf227,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.