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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
Other Titles: 5º SOPCOM – Comunicação e Cidadania
Authors: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
metadata.dc.creator: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Abstract: O texto busca compreender como o discurso publicitário, especialmente dirigido a cidadãs e cidadãos com 60 anos ou mais, no Brasil, procura despertar e incentivar este público para a prática do consumo, por meio de estratégias discursivas afinadas com significados de positivação e de construção de novas maneiras de interpretar e viver a velhice. Destaca como o marketing e a publicidade acompanham os fenômenos demográfico e mercadológico contemporâneos. Apresenta dados estatísticos que revelam algumas práticas preferenciais de consumo do público idoso e que terminam por instaurar novos nichos de mercado consumidor. Analisa como a publicidade se dirige a este segmento, direcionando para ele a venda de bens e serviços.
Keywords: Discurso publicitário
representações da velhice
consumo na terceira idade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (POSCULTURA)

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