Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12494
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Licenciatura em educação do campo: reivindicação dos movimentos sociais de luta e um desafio para a universidade
Otros títulos : Revista de Educação Popular
Autor : D'Agostini, Adriana
Ortega Escobar, Micheli
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Carvalho, Marize Souza
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Perin, Teresinha
Silva, Guilherme Gil da
Alves, Melina Silva
Oliveira, Rafael Bastos de
Leite, Lucia Valois
Suruagy, Erika
Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.creator: D'Agostini, Adriana
Ortega Escobar, Micheli
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Carvalho, Marize Souza
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Perin, Teresinha
Silva, Guilherme Gil da
Alves, Melina Silva
Oliveira, Rafael Bastos de
Leite, Lucia Valois
Suruagy, Erika
Taffarel, Celi Nelza Zulke
Resumen : O texto apresenta dados da realidade sobre a situação da educação no campo e uma proposta de organização de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, voltado para formar professores das séries finais do ensino básico e ensino médio. Na justificativa estão expostas a relevância social e a necessidade vital da educação do campo. A explicitação da base teórico-metodológica traz o acúmulo das experiências desenvolvidas pelos movimentos de luta e por grupos de estudos e pesquisas das universidades que vêm se dedicando a enfrentar o desafio de formar professores e produzir conhecimento científico sobre Educação do Campo. Por fim, apresentamos a estrutura curricular e as propostas básicas de objetivo- avaliação, organização e trato com o conhecimento, tempos e espaços pedagógicos. Citamos também as principais referências que estão orientando o trabalho que se constitui em estudo piloto do qual fazem parte também as Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Compartilhar experiências, divulgar propostas, submetê-las a crítica e estimular outros a enfrentar o desafio da Educação do Campo são nossos propósitos para que este fato extraordinário - Licenciatura em Educação do Campo - torne-se realidade em outras Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil.
Palabras clave : Educação do campo
Currículo para formação de professores
Projeto político pedagógico para escola do campo
Editorial : Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis / Universidade Federal de Uberlândia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12494
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
19987-75588-1-PB.pdf859,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.