Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11844
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O fio da trama: arte no currículo sergipano
Authors: Severo, Márjorie Garrido
metadata.dc.creator: Severo, Márjorie Garrido
Abstract: Este trabalho tece considerações sobre como aconteceram as propostas de Arte no currículo da Rede Municipal de Ensino de Aracaju em Sergipe, principalmente entre os anos de 2003 a 2007. Nesta dissertação a metáfora da rede foi utilizada, já que a perspectiva deste trabalho é entender o currículo como uma experiência tecida coletivamente enredada por muitos fios e nós. A metodologia teve referencial epistemológico na Hermenêutica de Paul Ricoeur, a tentativa de promover a interpretação dos textos e discursos na pesquisa fez parte da tessitura, os instrumentos utilizados nesta pesquisa qualitativa foram: observação, entrevistas semi-estruturadas, questionários e bricolagens realizadas com o grupo de professores de Arte da Rede Municipal de Aracaju. Visitas à escolas da Rede e o contato com coordenadores e professores externos também fizeram parte da abordagem. Os tópicos que fazem parte desta dissertação percorrem desde as Concepções de Currículo; Currículo na Pós-Modernidade; O Ensino de Arte no Currículo Escolar; A formação dos Arte/Educadores em Aracaju até considerar a Trama - Arte na Rede, pela Rede e para a Rede Municipal de Aracaju. Todos estes tópicos produzem fios que se entrelaçam no tecido/tecitura/texto desenvolvido. A análise possibilitou perceber a complexidade presente nas relações de produção do currículo. Como resultado foi gerado um esboço de um sistema dinâmico de unidades que perfazem a Arte no currículo e a partir dele foi esboçada ainda uma rede de evidências da Arte no currículo escolar. Pode-se considerar que situar o indivíduo no presente como nódulo numa rede de interações e possibilidades tem relevância para, a partir dessa perspectiva, rever as propostas curriculares em Arte.
Keywords: Curriculum
Complexidade
Artes visuais
Educação
Currículo
Arte/educação
Complexity
Visual arts
Art/education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11844
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marjorie Garrido.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.