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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorSevero, Márjorie Garrido-
dc.creatorSevero, Márjorie Garrido-
dc.date.accessioned2013-06-11T15:37:03Z-
dc.date.available2013-06-11T15:37:03Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11844-
dc.description.abstractEste trabalho tece considerações sobre como aconteceram as propostas de Arte no currículo da Rede Municipal de Ensino de Aracaju em Sergipe, principalmente entre os anos de 2003 a 2007. Nesta dissertação a metáfora da rede foi utilizada, já que a perspectiva deste trabalho é entender o currículo como uma experiência tecida coletivamente enredada por muitos fios e nós. A metodologia teve referencial epistemológico na Hermenêutica de Paul Ricoeur, a tentativa de promover a interpretação dos textos e discursos na pesquisa fez parte da tessitura, os instrumentos utilizados nesta pesquisa qualitativa foram: observação, entrevistas semi-estruturadas, questionários e bricolagens realizadas com o grupo de professores de Arte da Rede Municipal de Aracaju. Visitas à escolas da Rede e o contato com coordenadores e professores externos também fizeram parte da abordagem. Os tópicos que fazem parte desta dissertação percorrem desde as Concepções de Currículo; Currículo na Pós-Modernidade; O Ensino de Arte no Currículo Escolar; A formação dos Arte/Educadores em Aracaju até considerar a Trama - Arte na Rede, pela Rede e para a Rede Municipal de Aracaju. Todos estes tópicos produzem fios que se entrelaçam no tecido/tecitura/texto desenvolvido. A análise possibilitou perceber a complexidade presente nas relações de produção do currículo. Como resultado foi gerado um esboço de um sistema dinâmico de unidades que perfazem a Arte no currículo e a partir dele foi esboçada ainda uma rede de evidências da Arte no currículo escolar. Pode-se considerar que situar o indivíduo no presente como nódulo numa rede de interações e possibilidades tem relevância para, a partir dessa perspectiva, rever as propostas curriculares em Arte.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectArt/educationpt_BR
dc.titleO fio da trama: arte no currículo sergipanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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