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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11844
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.author | Severo, Márjorie Garrido | - |
dc.creator | Severo, Márjorie Garrido | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T15:37:03Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T15:37:03Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11844 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tece considerações sobre como aconteceram as propostas de Arte no currículo da Rede Municipal de Ensino de Aracaju em Sergipe, principalmente entre os anos de 2003 a 2007. Nesta dissertação a metáfora da rede foi utilizada, já que a perspectiva deste trabalho é entender o currículo como uma experiência tecida coletivamente enredada por muitos fios e nós. A metodologia teve referencial epistemológico na Hermenêutica de Paul Ricoeur, a tentativa de promover a interpretação dos textos e discursos na pesquisa fez parte da tessitura, os instrumentos utilizados nesta pesquisa qualitativa foram: observação, entrevistas semi-estruturadas, questionários e bricolagens realizadas com o grupo de professores de Arte da Rede Municipal de Aracaju. Visitas à escolas da Rede e o contato com coordenadores e professores externos também fizeram parte da abordagem. Os tópicos que fazem parte desta dissertação percorrem desde as Concepções de Currículo; Currículo na Pós-Modernidade; O Ensino de Arte no Currículo Escolar; A formação dos Arte/Educadores em Aracaju até considerar a Trama - Arte na Rede, pela Rede e para a Rede Municipal de Aracaju. Todos estes tópicos produzem fios que se entrelaçam no tecido/tecitura/texto desenvolvido. A análise possibilitou perceber a complexidade presente nas relações de produção do currículo. Como resultado foi gerado um esboço de um sistema dinâmico de unidades que perfazem a Arte no currículo e a partir dele foi esboçada ainda uma rede de evidências da Arte no currículo escolar. Pode-se considerar que situar o indivíduo no presente como nódulo numa rede de interações e possibilidades tem relevância para, a partir dessa perspectiva, rever as propostas curriculares em Arte. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Arte/educação | pt_BR |
dc.subject | Complexity | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.subject | Art/education | pt_BR |
dc.title | O fio da trama: arte no currículo sergipano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
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