Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11839
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Jogos pedagógicos: uma experiência em língua portuguesa, no ensino médio
Authors: Oliveira, Luciana de Castro
metadata.dc.creator: Oliveira, Luciana de Castro
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo estudar de que forma o uso do jogo, enquanto recurso de ensino – aprendizagem, no ensino médio, contribui para a construção crítica, prazerosa e consciente do conhecimento, na disciplina Língua Portuguesa, buscando observar e investigar as atividades desenvolvidas, no sentido de avaliar seus resultados.Tomamos como espaço empírico quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio, no CEFET-Ba, em virtude da experiência, nessa Instituição, de um projeto ludopedagógico, desenvolvido pelas professoras envolvidas na pesquisa. A partir das investigações feitas, definimos nossa concepção de jogo, adotando como suporte teórico as contribuições de Huizinga, Brougère, Chateau, Kishimoto, Piaget, entre outros. Realizamos entrevistas, aplicamos questionários e fizemos observações diretas. As ações e o discurso dos educandos e educadores nos fizeram concluir que o jogo, no Ensino Médio, na disciplina Língua Portuguesa, proporciona ao adolescente a oportunidade de experimentar uma aprendizagem mais significativa, onde, pela experiência, ele vai percebendo e compreendendo os conteúdos da matéria como elementos vivos e dinâmicos.
Keywords: Portuguese (second degree)
Educational games
Estudo e ensino
Língua portuguesa (segundo grau)
Jogos no ensino de língua portuguesa
Jogos educativos
Educação
Games in portuguese language education
Study and teaching
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11839
Issue Date: 2001
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Oliveira.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.