Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuckesi, Cipriano Carlos-
dc.contributor.authorOliveira, Luciana de Castro-
dc.creatorOliveira, Luciana de Castro-
dc.date.accessioned2013-06-11T14:15:32Z-
dc.date.available2013-06-11T14:15:32Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11839-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo estudar de que forma o uso do jogo, enquanto recurso de ensino – aprendizagem, no ensino médio, contribui para a construção crítica, prazerosa e consciente do conhecimento, na disciplina Língua Portuguesa, buscando observar e investigar as atividades desenvolvidas, no sentido de avaliar seus resultados.Tomamos como espaço empírico quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio, no CEFET-Ba, em virtude da experiência, nessa Instituição, de um projeto ludopedagógico, desenvolvido pelas professoras envolvidas na pesquisa. A partir das investigações feitas, definimos nossa concepção de jogo, adotando como suporte teórico as contribuições de Huizinga, Brougère, Chateau, Kishimoto, Piaget, entre outros. Realizamos entrevistas, aplicamos questionários e fizemos observações diretas. As ações e o discurso dos educandos e educadores nos fizeram concluir que o jogo, no Ensino Médio, na disciplina Língua Portuguesa, proporciona ao adolescente a oportunidade de experimentar uma aprendizagem mais significativa, onde, pela experiência, ele vai percebendo e compreendendo os conteúdos da matéria como elementos vivos e dinâmicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPortuguese (second degree)pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (segundo grau)pt_BR
dc.subjectJogos no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGames in portuguese language educationpt_BR
dc.subjectStudy and teachingpt_BR
dc.titleJogos pedagógicos: uma experiência em língua portuguesa, no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Oliveira.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.