https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11839
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jogos pedagógicos: uma experiência em língua portuguesa, no ensino médio |
Autor(es): | Oliveira, Luciana de Castro |
Autor(es): | Oliveira, Luciana de Castro |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo estudar de que forma o uso do jogo, enquanto recurso de ensino – aprendizagem, no ensino médio, contribui para a construção crítica, prazerosa e consciente do conhecimento, na disciplina Língua Portuguesa, buscando observar e investigar as atividades desenvolvidas, no sentido de avaliar seus resultados.Tomamos como espaço empírico quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio, no CEFET-Ba, em virtude da experiência, nessa Instituição, de um projeto ludopedagógico, desenvolvido pelas professoras envolvidas na pesquisa. A partir das investigações feitas, definimos nossa concepção de jogo, adotando como suporte teórico as contribuições de Huizinga, Brougère, Chateau, Kishimoto, Piaget, entre outros. Realizamos entrevistas, aplicamos questionários e fizemos observações diretas. As ações e o discurso dos educandos e educadores nos fizeram concluir que o jogo, no Ensino Médio, na disciplina Língua Portuguesa, proporciona ao adolescente a oportunidade de experimentar uma aprendizagem mais significativa, onde, pela experiência, ele vai percebendo e compreendendo os conteúdos da matéria como elementos vivos e dinâmicos. |
Palavras-chave: | Portuguese (second degree) Educational games Estudo e ensino Língua portuguesa (segundo grau) Jogos no ensino de língua portuguesa Jogos educativos Educação Games in portuguese language education Study and teaching |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11839 |
Data do documento: | 2001 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Oliveira.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.