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Tipo: Dissertação
Título: Jogos pedagógicos: uma experiência em língua portuguesa, no ensino médio
Autor(es): Oliveira, Luciana de Castro
Autor(es): Oliveira, Luciana de Castro
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo estudar de que forma o uso do jogo, enquanto recurso de ensino – aprendizagem, no ensino médio, contribui para a construção crítica, prazerosa e consciente do conhecimento, na disciplina Língua Portuguesa, buscando observar e investigar as atividades desenvolvidas, no sentido de avaliar seus resultados.Tomamos como espaço empírico quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio, no CEFET-Ba, em virtude da experiência, nessa Instituição, de um projeto ludopedagógico, desenvolvido pelas professoras envolvidas na pesquisa. A partir das investigações feitas, definimos nossa concepção de jogo, adotando como suporte teórico as contribuições de Huizinga, Brougère, Chateau, Kishimoto, Piaget, entre outros. Realizamos entrevistas, aplicamos questionários e fizemos observações diretas. As ações e o discurso dos educandos e educadores nos fizeram concluir que o jogo, no Ensino Médio, na disciplina Língua Portuguesa, proporciona ao adolescente a oportunidade de experimentar uma aprendizagem mais significativa, onde, pela experiência, ele vai percebendo e compreendendo os conteúdos da matéria como elementos vivos e dinâmicos.
Palavras-chave: Portuguese (second degree)
Educational games
Estudo e ensino
Língua portuguesa (segundo grau)
Jogos no ensino de língua portuguesa
Jogos educativos
Educação
Games in portuguese language education
Study and teaching
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11839
Data do documento: 2001
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