Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11833
metadata.dc.type: Tese
Título : Dicotomia entre o discurso e a prática pedagógica na educação a distância
Autor : Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e
metadata.dc.creator: Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e
Resumen : As possibilidades educativas dos ambientes informais de aprendizagem da rede, quando aplicadas aos ambientes formais de aprendizagem, geram uma dicotomia entre o discurso e a prática pedagógica. Esta é a tese desenvolvida nos capítulos a seguir. As formas de interação em rede, de acesso ao conhecimento e as possibilidades de trocas de informação entre os internautas em um ambiente virtual informal sofrem alterações quando há a formalização dos cursos. Isto porque, o currículo traz condicionantes de tempo (carga horária, necessidade de avaliação em determinados períodos) e espaço (ambiente virtual do curso restrito aos inscritos, ferramentas de interação com moderadores) que irão impactar na sociabilidade do ambiente virtual formal. Para o desenvolvimento desta tese, foram analisadas três experiências pioneiras de utilização da rede nem um contexto educativo. A estratégia de análise foi a comparação entre o discurso e a prática pedagógica destas três experiências. A metodologia utilizada foi a abordagem dialética e a pesquisa de campo foi feita através de entrevistas com autores e executores dos cursos analisados.
Palabras clave : Aprendizado em rede
Educação à distância
Currículo
Distance learning
Network based learning
Curriculum
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11833
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Clarissa Braga.pdf811,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.