Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11816
metadata.dc.type: Dissertação
Title: "Ser pataxó: educação e identidade cultural"
Authors: Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
metadata.dc.creator: Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
Abstract: O presente trabalho intitulado: “Ser Pataxó: educação e identidade cultural”, consiste numa análise referente a que pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge das práticas educacionais ocorridas na Aldeia Nova Vida, em Camamu- Bahia. Divide-se em quatro capítulos, onde abordamos a trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi; o processo de discussão sobre os modelos de educação para o indígena, comunitária indígena, e escolar indígena, tanto no âmbito teórico, como na prática vivenciada na Aldeia - nosso universo de trabalho. Busca-se demonstrar que perfil de pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge como fruto destes processos educacionais a partir das expressões dos próprios índios - priorizando aqueles que vivenciam as três práticas educacionais.
Keywords: Índios
Pessoa
Identidade
Grupo étnico
Educação
Cultura
Comunidade
Sociedade indígena
Sociedade nacional
Indian
Person
Identity
Ethnic group
Indian society
National society
Education
Culture
Community
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11816
Issue Date: 2002
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Augusto Oliveira.pdf4,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.