Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11793
metadata.dc.type: Tese
Título : A formação de professores de educação física: a mediação dos parâmetros teórico-metodológicos
Autor : Santos Júnior, Cláudio de Lira
metadata.dc.creator: Santos Júnior, Cláudio de Lira
Resumen : O estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na área de concentração Educação, sociedade e práxis pedagógica, especificamente na linha de pesquisa Educação Física & Esporte e Lazer e no Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Tem como objeto de estudo a formação dos professores e os parâmetros teórico-metodológicos. Problematiza a formação a partir da critica as condições de oferecimento dos cursos e da produção do conhecimento científico sobre a temática formação de professores nas licenciaturas e na educação física no Brasil. Investiga a base teórico metodológica de três cursos na Bahia, uma instituição particular e duas públicas estadual e federal e pergunta sobre as bases sob as quais estes cursos estão avaliando e propondo reconceptualização ou reformulação curricular para enfrentar as contradições internas aos cursos apontadas e processos avaliativos. Para questionar o que está posto considera a crise mais geral do capital suas expressões e mediações na formação humana através do projeto de mundialização da educação e sua expressão na formação de professores e a necessidade da definição de um projeto histórico como horizonte para a formação, bem como, de parâmetros teóricometodológicos que ajudem a compreender e agir no real na perspectiva da transformação social. Após analisar os dados concretos e teorizar sobre parâmetros teórico-metodológicos é defendida a referencia da dialética materialista histórica para construção da unidade metodológica, ou unidade do ensino, para o enfrentamento e superação das atuais contradições presentes na formação de professores de educação física que contribuem para desqualificar o educador em sua formação acadêmica.
Palabras clave : Formação de professores
Educação física
Mediação
Parâmetros teórico-metodológicos
Teachers' upbringing
Parameters theoretician-methodological
Mediation
Physical education
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11793
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_Claudio Santos Junior.pdf812,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.