Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.creatorSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.date.accessioned2013-06-10T18:50:30Z-
dc.date.available2013-06-10T18:50:30Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11793-
dc.description194 f.pt_BR
dc.description.abstractO estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na área de concentração Educação, sociedade e práxis pedagógica, especificamente na linha de pesquisa Educação Física & Esporte e Lazer e no Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Tem como objeto de estudo a formação dos professores e os parâmetros teórico-metodológicos. Problematiza a formação a partir da critica as condições de oferecimento dos cursos e da produção do conhecimento científico sobre a temática formação de professores nas licenciaturas e na educação física no Brasil. Investiga a base teórico metodológica de três cursos na Bahia, uma instituição particular e duas públicas estadual e federal e pergunta sobre as bases sob as quais estes cursos estão avaliando e propondo reconceptualização ou reformulação curricular para enfrentar as contradições internas aos cursos apontadas e processos avaliativos. Para questionar o que está posto considera a crise mais geral do capital suas expressões e mediações na formação humana através do projeto de mundialização da educação e sua expressão na formação de professores e a necessidade da definição de um projeto histórico como horizonte para a formação, bem como, de parâmetros teóricometodológicos que ajudem a compreender e agir no real na perspectiva da transformação social. Após analisar os dados concretos e teorizar sobre parâmetros teórico-metodológicos é defendida a referencia da dialética materialista histórica para construção da unidade metodológica, ou unidade do ensino, para o enfrentamento e superação das atuais contradições presentes na formação de professores de educação física que contribuem para desqualificar o educador em sua formação acadêmica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectParâmetros teórico-metodológicospt_BR
dc.subjectTeachers' upbringingpt_BR
dc.subjectParameters theoretician-methodologicalpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleA formação de professores de educação física: a mediação dos parâmetros teórico-metodológicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Claudio Santos Junior.pdf812,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.