Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1177
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Trabalho infanto-juvenil e seu impacto sobre a escolaridade e a cidadania: possibilidades de (de)formação? |
Título(s) alternativo(s): | Revista da FACED |
Autor(es): | Pereira, Júlio César Leal |
Autor(es): | Pereira, Júlio César Leal |
Abstract: | O trabalho na infância e adolescência tem, sobre o sujeito trabalhador, impactos de diversa ordem, tanto sobre sua saúde física e psíquica quanto sobre sua educação. Isto vem, crescentemente, se constituindo objeto de preocupação social. Analisamos, neste artigo, alguns resultados do trabalho infanto-juvenil sobre a formação do estudante. Com base numa pesquisa bibliográfica, articulamos diferentes perspectivas teóricas e evidenciamos a natureza polêmica da discussão. Enfatizamos os desfechos positivos do trabalho infanto-juvenil, considerando seu potencial formador e seu valor como princípio educativo, o que dependerá em cada caso das características do trabalho realizado e da percepção dos sujeitos acerca das atividades desenvolvidas. |
Palavras-chave: | Trabalho infanto-juvenil Escola Formação Estudante trabalhador Cidadania |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1177 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1922.pdf | 223,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.