Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1177
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Trabalho infanto-juvenil e seu impacto sobre a escolaridade e a cidadania: possibilidades de (de)formação?
Otros títulos : Revista da FACED
Autor : Pereira, Júlio César Leal
metadata.dc.creator: Pereira, Júlio César Leal
Resumen : O trabalho na infância e adolescência tem, sobre o sujeito trabalhador, impactos de diversa ordem, tanto sobre sua saúde física e psíquica quanto sobre sua educação. Isto vem, crescentemente, se constituindo objeto de preocupação social. Analisamos, neste artigo, alguns resultados do trabalho infanto-juvenil sobre a formação do estudante. Com base numa pesquisa bibliográfica, articulamos diferentes perspectivas teóricas e evidenciamos a natureza polêmica da discussão. Enfatizamos os desfechos positivos do trabalho infanto-juvenil, considerando seu potencial formador e seu valor como princípio educativo, o que dependerá em cada caso das características do trabalho realizado e da percepção dos sujeitos acerca das atividades desenvolvidas.
Palabras clave : Trabalho infanto-juvenil
Escola
Formação
Estudante trabalhador
Cidadania
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1177
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1922.pdf223,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.