Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11105
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Escola para furacões: a proposição do criaísmo e a elaboração de esboços de um educar para a adolescência |
Authors: | Santosouza, Eduardo Sande |
metadata.dc.creator: | Santosouza, Eduardo Sande |
Abstract: | A adolescência é apresentada a partir de sua história e abordagens multidisciplinares. O quadro levantado é retratado como pré-paradigmático. A raiz da complexidade encontrada é remontada a dualidade filosófica moderna. Os sistemas de pensamento de Hume e Kant são apresentados em suas principais diferenças. A epistemologia do pensamento freudiano é abordada a partir do Projeto para uma psicologia com a apresentação do problema proposto e não resolvido por Freud neste texto. O autor enuncia, a seguir, sua própria solução e a apresenta como superação do dilema humeniano-kantiano. Com base nela, uma nova teoria para a emergência do humano e sua cognição, intitulada Cognição Reativa Retroativa Interativa (CRIA) é desenvolvida. Suas implicações no campo das ciências da cognição são exploradas e algumas aplicações em IA sugeridas. Uma metodologia de pesquisa para o paradigma proposto é delineada e uma experiência piloto apresentada. A adolescência é analisada a partir das premissas da nova teoria (a Cria) e as implicações desta análise para a educação são apresentadas sob a forma de um esboço de uma nova escola para adolescentes. |
Keywords: | Adolescência Ciências da cognição Consciência Educação Filosofia Psicanálise Adolescence Cognitions sciences Conscious Philosophy Psychoanalysis Education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11105 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.