Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorSantosouza, Eduardo Sande-
dc.creatorSantosouza, Eduardo Sande-
dc.date.accessioned2013-05-17T17:08:50Z-
dc.date.available2013-05-17T17:08:50Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11105-
dc.description277 f.pt_BR
dc.description.abstractA adolescência é apresentada a partir de sua história e abordagens multidisciplinares. O quadro levantado é retratado como pré-paradigmático. A raiz da complexidade encontrada é remontada a dualidade filosófica moderna. Os sistemas de pensamento de Hume e Kant são apresentados em suas principais diferenças. A epistemologia do pensamento freudiano é abordada a partir do Projeto para uma psicologia com a apresentação do problema proposto e não resolvido por Freud neste texto. O autor enuncia, a seguir, sua própria solução e a apresenta como superação do dilema humeniano-kantiano. Com base nela, uma nova teoria para a emergência do humano e sua cognição, intitulada Cognição Reativa Retroativa Interativa (CRIA) é desenvolvida. Suas implicações no campo das ciências da cognição são exploradas e algumas aplicações em IA sugeridas. Uma metodologia de pesquisa para o paradigma proposto é delineada e uma experiência piloto apresentada. A adolescência é analisada a partir das premissas da nova teoria (a Cria) e as implicações desta análise para a educação são apresentadas sob a forma de um esboço de uma nova escola para adolescentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectCiências da cogniçãopt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectCognitions sciencespt_BR
dc.subjectConsciouspt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEscola para furacões: a proposição do criaísmo e a elaboração de esboços de um educar para a adolescênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.