Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.author | Santosouza, Eduardo Sande | - |
dc.creator | Santosouza, Eduardo Sande | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T17:08:50Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T17:08:50Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11105 | - |
dc.description | 277 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A adolescência é apresentada a partir de sua história e abordagens multidisciplinares. O quadro levantado é retratado como pré-paradigmático. A raiz da complexidade encontrada é remontada a dualidade filosófica moderna. Os sistemas de pensamento de Hume e Kant são apresentados em suas principais diferenças. A epistemologia do pensamento freudiano é abordada a partir do Projeto para uma psicologia com a apresentação do problema proposto e não resolvido por Freud neste texto. O autor enuncia, a seguir, sua própria solução e a apresenta como superação do dilema humeniano-kantiano. Com base nela, uma nova teoria para a emergência do humano e sua cognição, intitulada Cognição Reativa Retroativa Interativa (CRIA) é desenvolvida. Suas implicações no campo das ciências da cognição são exploradas e algumas aplicações em IA sugeridas. Uma metodologia de pesquisa para o paradigma proposto é delineada e uma experiência piloto apresentada. A adolescência é analisada a partir das premissas da nova teoria (a Cria) e as implicações desta análise para a educação são apresentadas sob a forma de um esboço de uma nova escola para adolescentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Ciências da cognição | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Cognitions sciences | pt_BR |
dc.subject | Conscious | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Escola para furacões: a proposição do criaísmo e a elaboração de esboços de um educar para a adolescência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.