Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11089
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A fênix renasce das cinzas: o que professores e professoras fazem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar |
Authors: | Santos, Gideon Borges dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Gideon Borges dos |
Abstract: | Este trabalho buscou investigar as estratégias que os/as professores/as constroem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar. As abordagens fenomenológica e hermenêutica foram a inspiração metodológica da pesquisa. O estudo, que ocorreu numa escola da rede pública municipal de Salvador, com professores de 1ª a 8ª série do ensino fundamental, considerou a organização do trabalho pedagógico como elemento atrator de promoção e/ou agravar a saúde do professorado. Compreendo que a ação docente tem algumas especificidades em relação a outras categorias profissionais, discuti o exercício da profissão como uma atividade que demanda certas especificidades das organizações escolares. Entender as estratégias construídas por professores/as exigia uma discussão sobre as adversidades que eles/as enfrentam diante da docência. Essas adversidades podem ser decorrentes das relações construídas no espaço escolar e do conteúdo da ação docente. Sobre as estratégias os/as professores/as as constroem como um recurso que visa, tanto poupar energia e se desgastar menos, como encontrar, de modo criativo alternativas para enfrentar os problemas da escola. A pesquisa aponta para a necessidade de se construir uma organização do trabalho pedagógico que considere a coletividade como intrínseca à educação e à ação docente. Finalizo, destacando que as estratégias defensivas,ou de fuga, levam a uma banalização do processo educativo, enquanto as de enfrentamento ou criativas, representam um esforço no sentido de transformar a adversidade em criatividade, buscando sentido para a atividade pedagógica. |
Keywords: | Professor Saúde Organização do trabalho docente Prática docente Saúde e trabalho Pedagogic organization work Teaching - health Teaching action |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11089 |
Issue Date: | 2004 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ Santos G B.pdf | 855,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.